XVII Ritorno alle Origini inicia nesta sexta-feira, em Urussanga

Nesta sexta-feira, 26 de maio, Urussanga celebra seus 145 anos, com a abertura do XVII Ritorno alle Origini. A programação foi especialmente preparada para celebrar o aniversário de fundação e também a chegada dos imigrantes italianos no município. Diversas atividades e atrações culturais serão realizadas no evento, que contará ainda com muita música, vinho e gastronomia.

Tudo começa às 6h com a alvorada festiva e repique dos sinos. Às 8h, ocorre a deposição de flores no Monumento do Imigrante, na Praça Anita Garibaldi. Logo após, todos partem em caminhada pelo Centro Histórico, rumo ao Parque Municipal, onde, às 10h, será celebrada uma missa em língua italiana. Às 11h, o corte do bolo em celebração aos 145 anos de Urussanga, onde logo após, se dará a cerimônia de abertura oficial do Ritorno alle Origini, e o famoso “Tombo da Polenta”.

“Tudo está sendo preparado com muito zelo pela Comissão Central Organizadora (CCO), e todos os outros envolvidos, que direta ou indiretamente, estão garantindo o sucesso desta edição. Esperamos um grande público nestes três dias de festa, e queremos proporcionar um verdadeiro retorno às origens com toda a programação”, afirma o presidente da CCO, Everaldo Savi Mondo, o Dado.

Outras atrações

Na sexta a tarde (26), a programação segue com muita música e cultura. Na educação, ocorre a premiação do Concorso Hedi Damian. A noite, o destaque fica por conta do show com o trio A Bella Itália, com início às 23h.

No sábado (27), o Desfile Cultural promete encantar e emocionar. As atrações musicais marcam a programação durante o almoço e também no final da tarde. A noite, o grande show com Camerata Florianópolis e Expresso Rural. Na parte do esporte, diversão e competição nas Olimpíadas Rurais, enquanto o 27º Urussanga Skate Park agita a pista Bowl.

No domingo (28), o campeonato de Skate continua, e para completar as atividades esportivas, a galera do Urussanga Ciclismo realiza um passeio com saída do Parque Municipal. Muita música e atrações variadas seguem durante todo o dia, com encerramento sendo marcado às 16h, pelo show do Grupo Ragazzi Dei Monti, seguido da Orquestra Municipal às 18h.

Confira a programação completa: https://www.urussanga.sc.gov.br/urussanga-divulgada-a-programacao-oficial-do-xvii-ritorno-alle-origini/

Gastronomia e vinhos

tradicional e amada gastronomia oferecida pelas entidades e associações estará disponível durante os três dias de festa a partir das 11h30. No evento, vinícolas e cervejaria também estarão oferecendo os melhores produtos para todos que passarem pelo local.

Vacina no Parque

A Secretaria Municipal de Saúde, estará no Posto de Enfermagem do Parque Municipal, realizando a vacina da Influenza (gripe), para quem passar pelo local. A dose este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19, e já está liberada para toda a população com mais de seis meses de idade.

Para receber a dose, basta apresentar documento pessoal com foto e CPF, e cartão de vacina (se disponível).