Concorso Hedi Damian premia trabalhos de 2022 nesta sexta

Um total de 85 estudantes da rede municipal de educação participaram do II Concorso Hedi Damian, realizado em Longarone, na Itália. Destes, 31 serão premiados nesta sexta-feira (26), às 17h, em evento realizado na Praça D’Itália, no Parque Municipal, pelos trabalhos enviados ao concurso, que trouxe como tema “Histórias de vida dos nonos e nonas”. Contada em forma de dissertação ou poesia, a atividade é uma maneira de levar adiante a história e a cultura italiana, além de sua origem.

O concurso faz parte do Projeto Intercâmbio Cultural, de autoria e coordenação da professora urussanguense, Liz Regina Zapelini De Bona. A ação nasceu em Longarone, na Itália, no ano de 2010, e inicialmente levava o nome de Concurso Angelo Fain Binda. Foi em 2019, que mudou de nome, passando a homenagear Hedi Damian.

“Os alunos fazem entrevistas com os nonos e as nonas, referente a vida deles, e em forma de dissertação e poesias, enviamos os trabalhos a Longarone. São lindas histórias de vida, marcadas por esperança, algumas alegrias e tristezas. É um trabalho muito lindo que os alunos fazem junto às suas famílias. Através das mãos destas crianças e jovens, vamos mantendo os laços de amizade com Longarone, resgatando e preservando a cultura italiana em nosso município”, destaca Liz.

Alunos de cinco escolas participam do projeto que já foi premiado nacionalmente e internacionalmente: Escola Municipal Lydio De Brida; Escola Municipal Vereador Rosalino Damiani; Escola Municipal Vereador Rosalino De Nez; Escola Municipal Professor Ernesto César Mariot e Escola Municipal Alda Brognoli Marcon.

O trabalho conta com a colaboração das professoras de língua italiana do município, que trabalham com os estudantes de 4º e 5º ano, enquanto Liz orienta os alunos do 6º ao 9º ano. “São lindas histórias carregadas de detalhes, junto com os trabalhos enviados, recebemos fotografias, certidões antigas e detalhes importantes da nossa história”, ressalta a professora.

Os trabalhos dos alunos são enviados em língua portuguesa, em Longarone a professora italiana, senhora Enza Occhipint faz a tradução para língua italiana e encaminha os trabalhos para banca examinadora formada por autoridade de Longarone que avaliam os trabalhos. “Todos os alunos participantes recebem certificado italiano e os trabalhos mais relevantes são premiados”, declara Liz.

A premiação desta sexta-feira é referente ao concurso realizado em 2022, e faz parte da programação oficial do XVII Ritorno alle Origini, que acontece de 26 a 28 de maio, em Urussanga. O evento celebra a cultura italiana e marca ainda os 145 anos da imigração italiana no município. No ano passado, a premiação dos alunos precisou ser adiada devido às fortes chuvas que atingiram o estado na data marcada.

3 ª Edição

A terceira edição do Concorso Hedi Damian, está sendo realizada. Neste ano de 2023, 79 estudantes participaram e os trabalhos já estão sendo avaliados em Longarone. O resultado com os novos premiados será divulgado na próxima segunda-feira, dia 29, na Itália. Posteriormente uma nova cerimônia para premiação destes, deve ser realizada em Urussanga.