Merendeiras do ensino municipal passam por formação em Urussanga

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria de Educação realizou na última quinta-feira (28), uma formação com as merendeiras da rede municipal de ensino. A palestrante foi a Nutricionista Escolar e Clínica, Marielen Ghedin da Silva, que abordou os temas “Merendeira Escolar e Noções de Alimentação Escolar” e “Resolução n°06, de 08 de maio de 2020”.

“Para a produção de uma alimentação adequada e segura é imprescindível a qualificação da merendeira. A palestrante Marielen, abordou com clareza e de forma dinâmica todos os assuntos relacionados”, enfatizou a Secretária de Educação, Janea Possamai.

Foram pautas durante o evento: as funções das merendeiras; ficha técnica de preparo dos alimentos; coleta de amostras; perigos físicos, químicos e biológicos que devem ser evitados no preparo dos alimentos; higiene pessoal e do ambiente; esclarecimentos sobre as mudanças da nova resolução que rege o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); procedimentos operacionais padronizados para determinadas ações do cotidiano das merendeiras; além da importância do trabalho em equipe através da realização de dinâmicas.

Para a nutricionista da rede municipal Joice Benedet Bressan, a capacitação das merendeiras, foi importante para reforçar as medidas de segurança alimentar básicas e obter conhecimento do que será implantado posteriormente nas escolas, tanto no momento da produção de alimentos, quanto na composição dos novos cardápios seguindo a nova resolução. “Foi uma capacitação proveitosa de muito aprendizado e troca de experiências”, afirmou.