Símbolos Oficiais

Bandeira Municipal

       A Bandeira Municipal é formada por dois panos justapostos em sentido horizontal, sendo a banda inferior em sinople (verde), lembrando as cores do Brasil e Itália, e a banda superior em álbum (branco), símbolo da paz, tendo acantonado à esquerda o Brasão de Armas do Município.


Brasão

O Brasão de Armas é confeccionado em escudo terciado, samnítico, clássico, português, encimado por coroa mural com oito torres de argente (prata). A ponta do escudo é uma faixa de carvão mineral, em sable (preto), situado no contra-chefe justa posta a uma faixa colateral em sinople (verde), cortada por um rio em blau (azul); no flanco horizontal do escudo e encimada por uma terceira faixa em blau (azul) vêem-se, acontanada no ângulo direito uma meia roda dentada e, acantonadas no ângulo esquerdo do chefe, três gotas de vinho em púrpura (lilás). Firma-se o Brasão em listel de goles (vermelho), contendo em letras argentinas (prateadas) o topônimo Urussanga, ladeado pelo lema Omnia Labor (Tudo é Trabalho).
       Simbolismo: Carvão Mineral. Agricultura. Rio que deu o nome à Cidade. Roda Dentada lembra o trabalho e Santa Catarina. Três gotas de vinho, sinal de perfeição: pouco, mas bom.


Magnólia Branca

A Magnólia grandiflóra é da família das magnoliáceas e do gênero magnólia com folhas grandes, ovais e coriáceas, com habitat na América e Ásia. Sua origem é na Carolina do Sul, Estados Unidos da América.
   Ao confeccionar o Brasão de Armas, o autor desconhecia esta particularidade histórica, razão pela qual não concretizou heradicalmente a mensagem do fundador. Em compensação, o poema “Magnólia Branca” musicado pelo compositor Pe. Júnior Montinelli, levou a Câmara Municipal de Urussanga a aprovar por unanimidade a Lei que considera a Magnólia Branca, flor oficial do Município.
   A Lei nº 627, que honra e faz justiça ao fundador de Urussanga, foi sancionada pelo Prefeito Ruberval Francisco Pilotto, em 08/11/1977. O artigo 2º deste diploma legal determina o cultivo e a divulgação da Magnólia Branca em todos os estabelecimentos de ensino, bem como o seu plantio em todos os parques e jardins públicos do Município. Aplaudindo com entusiasmo a referida Lei, a Paróquia de Urussanga distribuiu 200 mudas de Magnólia e plantou uma delas ao lado da Matriz, como lembrança do Centenário.
    A pequena localidade de Azambuja está reclinada num vale ameno, rodeado de montanhas e cercado de rios. Berço inaugural da imigração italiana na Região Sul, está profundamente ligada à história de Urussanga. O Prefeito de Pedras Grandes, Vitório Marcon, lembrando o parentesco de sangue e as duas colônias, ergue na “Praça de Azambuja” um monumento em forma de botão de Magnólia, marco histórico de sua fundação.