Técnicos, enfermeiros e farmacêuticas, recebem capacitação sobre hepatites virais em Urussanga

As atividades em alusão ao Julho Amarelo, uma campanha nacional que promove a luta contra as hepatites virais, continuam em Urussanga. Nesta semana, a Secretaria de Saúde através da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica, ofereceram aos profissionais, capacitações sobre o tema.

Na quarta-feira (13), os enfermeiros e farmacêuticas da rede municipal, receberam a enfermeira Ângela Rosso e a farmacêutica Juliane Casagrande, que integram a equipe da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde da AMREC, para saber mais sobre as causas, sintomas, meios de transmissão e controle das hepatites virais. Logo em seguida as farmacêuticas da Secretaria de Saúde de Urussanga, Simone e Ana, abordaram as formas de tratamento e as medicações disponíveis pelo SUS para o manejo medicamentoso da doença.

Na quinta-feira (14), foi a vez das técnicas de enfermagem do município passarem pela capacitação. O curso foi ministrado pela Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marília Marcineiro, pela Técnica Edineia Acácio, e pela enfermeira e Coordenadora da Vigilância em Saúde, Roberta De Bettio. “Falamos sobre a importância da testagem, prevenção e vacinação das hepatites virais. Agradeço a todas pela interação e comprometimento com a vigilância epidemiológica”, declarou Roberta.

As hepatites virais são doenças silenciosas, que se não tratadas adequadamente e em tempo oportuno trazem consequências graves à saúde e podem levar à morte. A melhor maneira de evitá-las é através da vacinação e  prevenção, com a higiene dos alimentos crus; não compartilhamento de seringas e alicates de unha; relação sexual com proteção; entre outros cuidados.

O diagnóstico precoce, também é muito importante, e pode ser feito através da realização dos testes rápidos. “Os testes conseguem identificar as hepatites B e C e a vacinação disponível é a da Hepatite B para toda a população, e contra a Hepatite A, para as crianças de 1 ano e 3 meses a 4 anos. Essas são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população. O diagnóstico rápido das hepatites virais permite o encaminhamento oportuno das pessoas infectadas para o tratamento”, lembra a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

Sábado de vacinação e testagem

Todas as Unidades de Saúde, que já oferecem diariamente testes rápidos para detecção da doença, de maneira gratuita, além da vacina, estarão neste sábado (16), atendendo em horário especial, das 8h às 12h.