Julho Amarelo: sábado com Unidades de Saúde abertas para vacinação e testagem rápida em Urussanga

Julho é o mês de conscientização e prevenção às hepatites virais, e a Secretaria de Saúde de Urussanga está engajada nesta campanha para alertar a população da importância de prevenir, testar e vacinar. Por isso, todas as Unidades de Saúde, que já oferecem diariamente testes rápidos para detecção da doença, de maneira gratuita, além da vacina, estarão neste sábado (16), atendendo em horário especial, das 8h às 12h.

“Os testes conseguem identificar as hepatites B e C e a vacinação disponível é a da Hepatite B para toda a população, e contra a Hepatite A, para as crianças de 1 ano e 3 meses a 4 anos. Essas são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população. O diagnóstico rápido das hepatites virais permite o encaminhamento oportuno das pessoas infectadas para o tratamento”, lembra a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

Mas não será só a hepatite o alvo desta ação de sábado. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marilia Marcineiro, destaca que todas as vacinas de rotina adulto e infantil estarão sendo aplicadas, inclusive as contra Influenza e Covid-19. “Os testes rápidos detectam além da hepatite B e C, a sífilis e HIV. O resultado sai em 15 minutos”, ressalta a enfermeira.

No Bairro Barro Preto, um problema na câmara de armazenamento de vacinas, reduzirá o número de doses disponíveis. “Lá, teremos as vacinas da Hepatite, da Covid-19 e Influenza, além dos testes rápidos”, explica Marilia.

Capacitações

Como forma de disseminar informações sobre as hepatites e conscientizar a população, bem como combater a doença, a Secretaria de Saúde de Urussanga, estará realizando capacitações para as equipes de saúde, que são a linha de frente neste trabalho.

No dia 13 de julho, quarta-feira, haverá capacitação para as enfermeiras, com a enfermeira da Gerência Regional de Saúde, Angela Rosso; além de capacitação com as farmacêuticas Gabriella e Simone, sobre medicações para hepatites.

No dia 14 de julho, quinta-feira, uma capacitação será oferecida para as técnicas de enfermagem. A ação será ministrada pela Vigilância Epidemiológica de Urussanga.