Setembro Amarelo

 

Conhecido como Setembro Amarelo, o nono mês do ano é dedicado à prevenção do suicídio em todo País. A celebração teve início em 2014 através dos esforços da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), organiza anualmente uma data com objetivo de prevenir e reduzir as taxas de suicídio em território nacional.

 

O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante setembro inteiro.

 

A campanha foi originada, inicialmente, nos Estados Unidos, quando um jovem de 17 anos morreu em consequência da depressão. Para homenageá-lo, seus amigos e pessoas próximas espalharam fitas amarelas com mensagem de apoio às pessoas que precisavam conversar, ser ouvidas. Nesse contexto, o laço amarelo foi o escolhido como símbolo de prevenção e luta contra o suicídio.

 

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cerca de 800 mil indivíduos tiram a própria vida por ano. O suicídio é um fenômeno complexo e de causas múltiplas, que pode ser provocado por questões psíquicas, situações de vulnerabilidade social, luto ou transtornos causados pela pandemia de Covid-19, entre outras motivações.

 

No ano passado, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a variação da taxa de suicídios no Brasil foi de apenas 0,4% em relação a 2019, somando quase 13 mil mortes. Os estados com maior número foram São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre, respectivamente.

 

 

Encontre ajuda

 

 

É necessário estar atento aos sinais de risco para suicídio, entre eles estão: a depressão, desesperança, mudança de hábitos, perda de interesse por atividades antes prazerosas, entre outros. Por isso, através do site da campanha:  https://www.setembroamarelo.com/ do Setembro Amarelo é possível encontrar psiquiatras ou federações associadas para acompanhamento, e Canal  – Como Vai Você (CVV)  no site  https://www.cvv.org.br/quero-conversar/ também disponibiliza canais para emergências, como o número 188 que é gratuito para todo o Brasil.

 

 

Caso seja necessário, recorra à ajuda profissional!