Setembro Amarelo: em Urussanga, saúde prepara programação do mês da prevenção de suicídios

De cada 100 habitantes no Brasil, 17 pensaram, 5 planejaram, 3 tentaram e um conseguiu tirar a própria vida. Os dados são de uma pesquisa da Unicamp, e mostram a importância dos programas de valorização à vida. “Apesar de a luta pela vida ser todos os dias, setembro é o mês em que damos mais ênfase ao assunto. É onde realizamos a campanha de prevenção ao suicídio. Hoje, dados nacionais nos mostram que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos”, destaca Juliana Sangaletti, que é enfermeira e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Urussanga (CAPS).

A primeira medida preventiva, segundo a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato, é a educação. “Falar sobre suicídio foi um tabu por muito tempo. Com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esse tabu, esse receio, está sendo derrubado aos poucos e informações referentes ao tema passaram a ser compartilhadas. Isso tem possibilitado que as pessoas tenham acesso a recursos de prevenção”, explica.

Atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida no Brasil, e saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir essas taxas. Onde um novo desafio surge: falar com responsabilidade, de maneira adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde. “É preciso derrubar mitos como o de que ‘quem quer se matar não avisa’; que ‘quem tenta só quer chamar a atenção’; ou que ‘os que tentam não fazem’. E são esses pontos que tentaremos reforçar durante este mês de setembro, chegando aos meios de comunicação local e com outras ações”, garante a coordenadora do CAPS.

Programação de Atividades

Seguindo um cronograma preparado para o mês de setembro, serão abordados os seguintes temas:

• 1ª Semana – Lançamento da Campanha;
  • 2ª Semana – a Psicóloga Marina abordará o assunto com questões voltadas a parte epidemiológica, dados e a desvalorização da vida;
  • 3ª semana – o Psicólogo Pablo abordará os transtornos mentais e mitos, enquanto o músico Felipe, trará o tema “qualidade de vida e a musicoterapia”;
  • 4ª semana – a Dra. Fernanda Bora falará sobre as questões de tratamento.

Os assuntos serão levados à mídia local, com entrevistas na Rádio Marconi e publicações nos jornais e mídias. Postagens nas redes sociais da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde, também serão feitas.

Durante o mês, serão realizadas também, reuniões de Educação Permanente com os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agente comunitários de saúde, que lidam diretamente com a população e podem ajudar na causa. No dia 14 de setembro, no período da manhã, uma panfletagem na rua em frente a Unidade Básica de Saúde do Centro será feita. Já no período da tarde, uma atividade diferenciada com os pacientes do CAPS, voltada a prevenção ao suicídio será desenvolvida. “Queremos assim, alcançar o maior número de pessoas possíveis para que se conscientizem sobre o tema e os modos de prevenção”, enfatiza a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

Busca por apoio

Um dos principais canais no Brasil, na luta contra o suicídio, é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O número para contato é o 188, e o site para mais informações é o cvv.org.br. “Mesmo que você não tenha certeza de que precisa de nossa ajuda, não tenha receios em entrar em contato com a gente. Um de nossos voluntários estará à sua disposição”, é a mensagem central do atendimento realizado pelo CVV.