Urussanga inaugura Memorial do Gemellaggio

Trazer à luz documentos históricos do pacto de amizade entre Urussanga e Longarone. Esse é o objetivo da Comissão Organizadora das celebrações de aniversário e da Secretaria de Cultura, com apoio da Administração Municipal, ao inaugurar na tarde desta segunda-feira (23), o “Memorial do Gemellaggio”.

O local, situado na entrada da Prefeitura de Urussanga, busca resgatar e mostrar a história do acordo. “Nesse espaço, queremos expor e referenciar todos os anos de irmandade. Estaremos constantemente expondo os trabalhos e os resultados obtidos ao longo de todo o processo, para que todos os munícipes tenham conhecimento e acesso aos dados. Neste 30° aniversário queremos que todo processo realizado até agora, seja visto e reconhecido por todos e possamos traçar metas pensando no futuro. Que seja o início de um novo tempo”, declarou o diretor de cultura municipal, Edson Savi Mondo, o Kuki.

Para Henry Goulart, Guia da Central de Informações turísticas de Urussanga e um dos idealizadores do memorial, o projeto é uma forma de aproximar a comunidade de sua história. “Esses documentos, fotografias, imagens, isso tudo precisa estar muito próximo da população. Sendo a prefeitura o local onde todos os munícipes podem visitar e ter acesso a esses documentos, foi sugerido a criação desse memorial. Temos um compromisso muito grande com a memória de Urussanga, que por vezes é negligenciada, deixada de lado, nas gavetas e armários e não é trazida à luz. Esse é um primeiro passo de muitos outros que nós daremos em direção a aproximação da memória das pessoas que aqui vivem, e da própria história”, garantiu Henry.

Para conhecer e visualizar os documentos expostos, basta a pessoa se dirigir até a Prefeitura Municipal de Urussanga, no horário de atendimento, das 8h às 11:30h e das 13h às 17h.

Convite do Presidente da Comissão Organizadora

Luiz Antonio Fabro – Presidente da Comissão Organizadora 30º Aniversário do Gemellaggio