Novembro Azul: Urussanga com horário especial para exames e ações diversas de conscientização

Chegou novembro, e com ele a Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Próstata. Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um cronograma especial para o mês.

As Unidades de Saúde, estarão decoradas com as cores da campanha, marcada pelos tons de azul. “Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre homens. No mundo, cerca de três quartos dos casos ocorrem em quem tem mais de 65 anos. A doença é o sexto tipo de câncer mais comum e o mais recorrente no sexo masculino. A melhor maneira de reduzir as mortes é a prevenção e o diagnóstico precoce”, destaca a Coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Lilyan Barzan Pluceno da Silva.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. Em 2021, 16.055 homens morreram devido à doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Na fase inicial, quando as chances de cura chegam a 90%, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas.

A prevenção se dá, principalmente por meio do exame de próstata, onde ainda há, por parte dos homens, um grande preconceito. “Muitos homens resistem ao exame de prevenção por medo do exame de toque ou simplesmente por cultivarem a ideia de que isso não é ‘coisa de macho’, mas a gente precisa lembrar que por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos”, lembra o fisioterapeuta e um dos organizadores das ações, Ramon Feltrin.

Para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar seus exames mais cedo, a partir dos 45 anos. Integram os fatores de risco: histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio; homens de raça negra; e obesidade.

Horário Especial de Atendimento

Para facilitar o acesso aos cuidados com a saúde do homem, principalmente para aquelas que não podem comparecer aos serviços de saúde, em horário comercial, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), estarão atendendo em horário especial durante todo o mês de novembro.

• Nas segundas-feiras, das 17h às 20h, estarão atendendo as Unidades do Centro, Rio América, Bom Jesus e Nova Itália.
  • Nas terças-feiras, das 17h às 20h, atende a Unidade de Santana
  • Nas quartas-feiras, das 17h às 20h, atendem as Unidades de Bela Vista e Barro Preto.
  • Na Unidade da Estação, o horário estendido das 17h às 20h, será nos dias 3, 11, 17 e 25 de novembro.

“O horário estendido será reservado para a realização de consultas médicas, enfermagem e realização de testes rápidos. Esperamos que haja uma grande procura, e para melhor organização de todos, pedimos para que os homens agendem os horários”, explica a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Lilyan Barzan Pluceno.

O Novembro Azul

Com o objetivo de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, surgiu o movimento internacional Novembro Azul. Durante todos os trinta dias de novembro, são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo como forma de divulgar o movimento.

Comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.