Merendeiras do ensino municipal passam por formação em Urussanga

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria de Educação proporcionou no final de julho, uma capacitação para as merendeiras da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da EPAGRI em Araranguá (CETRAR), e contou com a participação das nutricionistas da rede.

“O formato de apresentação foi aula show, onde as extensionistas executaram todas as receitas para que nós conseguíssemos visualizar todas as preparações e pudéssemos no ater aos detalhes para garantir melhor qualidade nutricional e sabor da receita”, explica a nutricionista da rede municipal Heloiza Ramos Vitto.

As receitas colocadas em prática foram: caldo de batata doce com frango; caldo de abóbora paulista; pão colorido a base de ora-pro-nóbis, cenoura e beterraba; torta salgada de legumes; mix de raízes rústicas, farofa de talos e folhas; suco natural de cenoura e laranja; suco natural de couve folha, limão e maçã; vitamina de inhame com morango; vitamina de batata doce, banana e melado.

“Um detalhe importante, é que nos preparos foram priorizados ingredientes que o município possui e recebe através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Alguns são alimentos naturais da terra, que futuramente podemos ter produção própria. Saímos de lá, gratas pela oportunidade e experiência proporcionada”, completa Heloiza.

Ao final do curso, todas as participantes receberam apostilas com todas as receitas apresentadas na capacitação. Gradativamente, elas serão acrescentadas aos cardápios da merenda escolar.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU