Ligadura Elástica: procedimento passa a ser oferecido pelo Centro de Especialidades Médicas de Urussanga

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última semana, a oferta de um novo procedimento no Centro de Especialidade Médicas. Trata-se da Ligadura Elástica. “É uma opção de tratamento para hemorroidas, que é minimamente invasivo e ajuda a prevenir a reincidência. Os resultados são positivos, levando a uma redução de 80% nas indicações de cirurgia. É um procedimento ambulatorial, sem necessidade de internação e sedação. A principal vantagem do tratamento por ligadura elástica é a rápida recuperação do paciente”, explica a Secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanellato.

O tratamento é simples e consiste em introduzir um aparelho que aspira a hemorroida para dentro dele, e permite colocar em sua base o anel elástico, que cortará a circulação de sangue e provocará a necrose e posterior queda da hemorroida entre 5 e 7 dias. “Esse procedimento está sendo realizado pela médica especialista em Proctologia, após a indicação da mesma”, lembra Ingrid.

Para isso, basta o portador da doença procurar a Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), mais próxima para uma consulta clínica. Havendo indicação de necessidade de intervenção, um encaminhamento será dado para que a especialista avalie o caso e determine se o procedimento é o melhor método de tratamento para o caso.

O que é Hemorroida?

Hemorroidas são dilatações de vasos sanguíneos ao redor do ânus ou do reto. São, em grande parte, inofensivas, mas podem causar grande incômodo. O desconforto é um sintoma comum, especialmente durante evacuações ou ao ficar sentado. Outros sintomas incluem coceira e sangramento.


Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU