Secretaria de Assistência Social distribui alimentos para entidade de Urussanga.

 Nesta quinta-feira(8) a Secretaria de Assistência Social recebeu dos agricultores de Urussanga os complementos de alimentos  oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que serão distribuídos para as associações beneficentes de Urussanga.

 

Os 29 agricultores que participam do PAA, entregaram os alimentos no Parque Municipal, nas dependências da Casa do Colono, e posteriormente os representantes das entidades cadastradas no programa receberam a distribuição feita pela Secretaria.   

 

Nas próximas semanas, 186 famílias carentes, cadastradas pelas entidades, irão receber os complementos alimentares.  

 

Foram distribuídas para as entidades 3.871 Kg de alimentos, sendo eles: aipim, abacate orgânico, alface orgânica, banana orgânica, batata inglesa, brócolis, chuchu, couve, laranja, limão, maçã, maracujá, morango, rúcula, suco de uva, tempero verde e milho verde.  

 

As entidades cadastradas no programa que distribuirão os alimentos são: APAE, Caritas, Igreja Assembleia de Deus, Semente de Graça, Igreja Quadrangular, Igreja Universal, Centro Espírita, Associação dos Catadores do Rio América, Paraiso da Criança e Hospital Nossa Senhora da Conceição.  

 

Segundo a diretora de Assistência Social Rosane de Brida Benedet, esses alimentos oriundos da agricultura familiar, é de suma importância socioeconomicamente: “neste momento de pandemia, continuaremos a contribuir com os complementos de alimentos que ajudarão as famílias carentes de nossa cidade, e também colaborar e fortalecer a renda dos produtores rurais”, finaliza Rosane.

 

 

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

 

O PAA, criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, é uma Política Pública e tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

 

O Programa é específico para grupo formal (Cooperativas). Foi lançado edital e a COOFASUL (Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul catarinense) inscreveu a proposta em junho do ano passado. Esta proposta foi contemplada no final de 2020 e posteriormente foi autorizado a fazer as entregas.