Inscrições para o Alistamento Militar Obrigatório seguem até o dia 30 de junho

O prazo para os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos até o fim de 2023, realizarem o Alistamento Militar Obrigatório se encerra na próxima sexta-feira, 30 de junho. As inscrições podem ser realizadas de forma totalmente online, no site alistamento.eb.mil.br

Os documentos necessários para o cadastro são: certidão de nascimento, CPF, RG e comprovante de residência. O setor da Junta do Serviço Militar de Urussanga, localizado no Espaço Cidadão no Terminal Rodoviário Dionísio Pilotto, também está disponível para realização do alistamento e eventuais dúvidas.

Em Urussanga, 63 alistamentos já foram realizados, sendo 23 pelo site e 40 de maneira presencial.

Segundo a responsável pelo setor, Rosiane Becker, o cidadão conclui a inscrição no site e imprime o documento provisório chamado de Certificado de Alistamento Militar (CAM). Após o período necessário, o sistema realiza a dispensa militar. Quando isso acontece, o dispensado é chamado para comparecer à Junta Militar do município para pagar a taxa e então receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), com assinatura do Tenente.

Vale destacar que a realização do alistamento para os jovens que completam 18 anos é obrigatória, podendo resultar em multa por não cumprimento. Os que não realizarem o alistamento, estarão em débito com o serviço militar, sendo impedidos no futuro de prestar concurso público, tirar passaporte, ingressar na universidade, entre outras penalidades.

Mais informações podem ser obtidas na Junta do Serviço Militar de Urussanga, de segunda a sexta-feira das 13h às 16h, ou pelo telefone (48) 3465-4739.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU