Eles por elas: palestra buscou conscientizar homens sobre seu papel na luta contra a violência à mulher

A Campanha Agosto Lilás, visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos. Dentro da temática, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS, realizou na noite desta quarta-feira, 31 de agosto, o evento “Eles por elas”. Uma palestra direcionada ao público masculino, ministrada pelo advogado Clademir Manoel de Souza, o Peninha, e pelo delegado da Polícia Civil da Comarca de Urussanga, Antonio Marcio Campos Neves.

“Falamos sobre o machismo estrutural que a nossa sociedade vive. Essa estrutura é cultural. O único meio que a gente acha para estancar a violência contra a mulher e meninas é estancando também a cultura do machismo. A criança não nasce violenta, ela aprende a ser violenta. Procuramos acabar com essa cultura”, explica Peninha, que atua há 20 anos na defesa dos direitos das mulheres e é especialista na lei Maria da Penha.

“O homem tem que reconhecer que é privilegiado e lutar pela igualdade. E eu pergunto: será que teremos a grandeza de lutar por um direito que não é nosso? Se somos parte do problema, também temos que ser parte da solução”, afirma. Na oportunidade foram expostos dados, relatos, fatos da história, leis e outros assuntos relacionados ao tema. 

“Foi uma noite de aprendizado e de tomarmos conhecimento do poder que temos na luta contra a violência de gênero e do qunto quebrar o ciclo da violência contra a mulher, também é um dever nosso. Educando as crianças e os jovens, criaremos uma sociedade melhor e mais igualitária. É preciso punir os agressores, mas principalmente, educar as nossas crianças, para que respeitem a figura feminina e cresçam cuidando e não agredindo, seja de forma física ou psicológica”, destaca o Prefeito Gustavo Cancellier. 

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU