Vinte novas profissionais no cuidado de pessoas com necessidade especiais se formam em Urussanga

Vinte mulheres urussanguenses receberam na noite desta terça-feira (04), os certificados de conclusão do Curso de Cuidadores de Pessoas com Necessidades Especiais. A cerimônia de entrega ocorreu após a última aula do curso, que contou com nove módulos de ensino, com encontros todas às terças e quintas-feiras.

A última aula do curso, abordou os tipos de violência, para que o profissional possa identificar anormalidades, além de falar sobre o processo de morte e terminalidade em todos os seus aspectos. “O ensino contemplou todo o cuidado com o paciente, seja com feridas, medicamentos, nutrição, alimentação, cuidados de enfermagem e a parte psicológica. É um curso bem amplo que pode instrumentalizar a pessoa para ir para o mercado de trabalho, ser cuidador, ou para se aperfeiçoar ao cuidado àquele ente querido que precisa na hora da velhice, da doença, da deficiência ou debilidade”, explica a Secretária Municipal de saúde, Ingrid Zanellato.

Élida Santana, tem 32 anos e soube do curso através de uma amiga, que também se formou nesta terça-feira. O grande interesse em se especializar como cuidadora vem do amor pelo avô, acometido pela doença de Parkinson. “A família não tem toda estrutura e conhecimento sobre a doença. Então, daqui para frente, poderei auxiliar mais ele, com exercícios e a parte psicológica. É gratificante poder auxiliar meu avô que foi um pai para mim”, declara. Ela afirma que achou o curso bem interessante. “Além de ajudar a gente a cuidar melhor de pessoas doentes e pessoas especiais, o curso também nos traz muito conhecimento para o nosso dia a dia. Ele trabalhou muito o nosso psicológico também, para estarmos evoluindo como pessoa. Quero agradecer a secretaria de saúde pela qualidade do curso. Eu não esperava um curso tão completo assim”, destaca.

Para Eva dos Santos, de 50 anos, o curso é uma porta para o mercado de trabalho. “Já cuidei de idosos, gosto muito do que faço. Já tinha um pouco de conhecimento na prática, mas precisava entender mais da parte técnica, como alimentação por sonda e esses pontos que eu não tinha muito conhecimento. Quero trabalhar como cuidadora”, garante a nova profissional, que também vê no conhecimento uma experiência para o futuro. “Meus pais já tem 72 anos e sei que futuramente cuidarei deles e isso já serve como um preparo”, completa.

O Curso de Cuidadores

O Curso de Cuidadores com Necessidades Especiais é um projeto dos profissionais da Secretaria de Saúde de Urussanga, e foi desenvolvido em 2019, ano em que foi realizada a primeira edição. Com a pandemia da Covid-19, houve uma pausa de dois anos, até que a segunda turma, pudesse se formar.

O objetivo, segundo ementa do curso, é “Proporcionar um conjunto de conhecimentos teóricos específicos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para as práticas do cuidado às pessoas com necessidades especiais”.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Imprensa PMU