Caixa para descarte de Lixo Eletrônico está disponível em Urussanga

A Diretoria do Meio Ambiente de Urussanga (DMA), conta agora com uma unidade coletora de Lixo Eletrônico. O programa Penso, Logo Destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que em parceria com o Cirsures e diretorias municipais tem incentivado a coleta e destinação adequada dos equipamentos sem utilidade.

“Trata-se de resíduos potencialmente perigosos, e que podem trazer danos para o meio ambiente e consequentemente para a saúde humana quando descartados de maneira errada. Geralmente são itens que podem ser reutilizados ou até reciclados, mas que erroneamente vão parar em aterros comuns. Dando a destinação correta, estaremos colaborando com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do planeta como um todo”, explica o diretor da DMA, Marcio Moreira.

Vários equipamentos eletrônicos podem ser descartados na caixa, localizada próximo a entrada da DMA, anexo ao Paço Municipal. “A caixa está identificada com a marca do Programa Penso, Logo Destino, e ao lado a pessoa ainda pode encontrar a descrição dos itens que podem ou não ser ali depositados. Posteriormente o Cirsures realizará a coleta dos materiais dando a destinação correta para eles”, completa o diretor.

O que você pode levar:

• CPU e servidor, fontes, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador e notebooks;
  • Celulares, telefones, walkie-talkie, rádio, comunicador, aparelhos de CD/DVD/Blue-ray, som, cabos e fios em geral;
  • Impressora, scanner, fax, copiadoras, modem, roteador, decodificador;
  • Monitor LCD, CRT, LED e Plasma; eletrodomésticos diversos como sanduicheiras, secador de cabelo, chuveiro, ferro de passar roupa, etc.

O que não pode levar:

• Lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celulares avulsas, CDS, DVDS, fitas VHS, disquete, toners e cartuchos de impressora;
  • Eletrodomésticos linha branca como geladeiras, fogões, micro-ondas, lavadora de louça e roupas, condicionadores de ar, purificadores de água.

Os equipamentos podem ser depositados no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.