Movimento e saúde: projeto leva aulas de zumba de forma gratuita para as comunidades em Urussanga

Movimento que gera diversão, saúde e alegria. As aulas de zumba nas comunidades já retornaram neste ano de 2023. São quatro locais, que semanalmente abrem suas portas para receber toda a população interessada em se exercitar com muita dança. O projeto “Movimento e Saúde” é uma parceria do Departamento Municipal de Esportes (DME) com a Secretária Municipal de Saúde, e de maneira gratuita contempla toda a comunidade urussanguense.

“Atualmente são 120 mulheres inscritas, mas as aulas também são abertas para o público masculino. Outro detalhe é que não há idade mínima ou máxima para a participação. A única exigência, é que menores de 18 anos estejam acompanhados de um responsável, ou apresentem uma autorização desses responsáveis para participar”, explica o Professor e Coordenador do projeto, Antônio Carlos da Rosa Silva, o Tony.

Para se inscrever e participar do projeto, basta a pessoa comparecer a um dos locais de aula, e apresentar para o professor: nome completo, telefone e comprovante de vacinação da Covid-19.

Nas terças-feiras às 18h, o encontro ocorre no Ginásio Nova Itália. Também na terça, mas às 19h30, os participantes da região de Rio Salto e Rio América, se encontram na Associação dos Moradores do Bairro de Rio América (Ambra)

Nas quartas-feiras, as aulas ocorrem na Linha Pacheco, no barracão da igreja, às 18h30. No mesmo dia, às 19h45, a região do Centro e Estação se encontram no Ginásio do Colégio Monsenhor.

O projeto acontece anualmente de fevereiro a dezembro e varia de acordo com a demanda e procura das comunidades. As aulas têm duração de 50min.

Os benefícios da Zumba

Segundo Tony, os benefícios da prática de atividades físicas tanto na promoção da Saúde quanto no tratamento e prevenção já são bastante conhecidos. “A dança é uma excelente escolha, sendo apontada por algumas pesquisas como uma importante aliada no tratamento de várias doenças, pois além de movimentar todos os músculos do corpo, ela é capaz de trazer relaxamento, diminuir o estresse e a ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar. Além disso, ela é capaz de melhorar o humor de quem pratica”, lembra o professor.

Ele destaca que dançar, mexer o corpo, escutar o ritmo de um som promove o autoconhecimento sobre os próprios movimentos, melhora consideravelmente a saúde física e mental. “É uma oportunidade de expressar corporalmente nossos sentimentos e emoções de forma criativa e inovadora”, finaliza.