1ª Conferência Municipal de Cultura acontece no dia 4 de setembro, em Urussanga

Promover o debate sobre as políticas públicas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais. Esse é o objetivo central da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Urussanga, que traz como tema a “Democracia e Direito à Cultura”, e acontece no próximo dia 4 de setembro, das 18h30 às 22h, na Câmara de Vereadores.

“Artistas, escritores, artesãos, agentes públicos, fomentadores culturais, empresários, entidades, professores, mestres e mestras, trabalhadores da cultura em geral, a juventude e toda a sociedade urussanguense, estão convidados para estar com a gente neste importante encontro para a cultura do município. Queremos avaliar a situação atual, buscar soluções, propondo ações, projetos, políticas públicas e diretrizes para o plano decenal municipal, estadual e nacional”, explica a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Maria Alice Batista.

Seis eixos farão parte da discussão: a institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura; democratização do acesso à cultura e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e direito às artes e às linguagens digitais.

“Poderão se inscrever como participantes, todos os atores envolvidos na política cultural, maiores de 16 anos, devidamente inscritos, subdivididos nas categorias de delegado com direito a voz e voto na conferência; convidados e observadores”, destaca a presidente.

O link para inscrição online é via formulário, basta clicar aqui.

Confira a programação completa da Conferência:

• 18h30 – recepção e credenciamento
  • 18h50 – abertura e cerimonial
  • 19h30 – leitura e aprovação do regimento interno
  • 19h50 – organização de plenárias divididas em 6 grupos, com: apresentação de propostas pelos participantes; preenchimento do formulário com propostas municipais, estaduais e nacionais.
  • 21h – plenária final – deliberações, com compartilhamento com a plenária geral; eleição das propostas que seguirão para a conferência estadual e/ou regional.
  • 21h40 – eleição dos delegados que seguirão para a próxima conferência (5% dos presentes, sendo 2/3 da sociedade civil e 1/3 do governo municipal (5 minutos).
  • 22h – encerramento