No Dia Internacional da Mulher, arte musiva que homenageia Anita Garibaldi é apresentada em Urussanga

A delicadeza do mosaico, unido a força e a imponência da pedra. Esses são os atributos da mais nova obra que embelezará a Praça Anita Garibaldi, apresentada à população na manhã desta quarta-feira (08). Marcada como o Dia Internacional da Mulher, não poderia haver melhor data para prestar homenagens à heroína catarinense que dá nome a este espaço tão querido pelo povo urussanguense.

A peça artesanal “Anita Musiva”, foi produzida pelas irmãs gêmeas, Marielle e Michelle Bonetti, urussanguenses que, além da paixão pelo município, cultivam a paixão pela arte, história e cultura. “Sempre tivemos o desejo de honrar essa mulher, que dá nome a esta praça, mas ainda não havia sido homenageada por aqui. Essa obra simboliza uma reparação histórica para as várias mulheres que vivem e passaram por esta terra e contribuíram com a história. Queremos que todas se sintam representadas nessa arte, que é de todas nós”, declarou Marielle.

A homenagem se tornou possível, devido a um projeto do Circolo Friulano di Santa Catarina. “O objetivo do Circolo é o de preservar memórias, trazer a cultura e a história para mais perto. Existe uma iniciativa ligada ao Ente Friuli Nel Mondo, na Itália, que financia muitos projetos e cursos na área de mosaico aqui no Brasil e nisso veio a ideia de criar um mosaico para a praça”, explica a presidente do Circolo, Karla Ribeiro. Com a parceria das Mestres mosaicistas, a obra se tornou real. “Esse é um presente, ou como se diz em italiano: ‘un regalo’ para nossa região. Todos os moradores e turistas que passarem pelo local, poderão apreciar essa bela peça e sempre lembrar da relação Brasil/Itália, da mulher, do feminino, e desse grande nome que carrega esse lugar”, completa a presidente

“Essa obra incrível, que homenageia a força e a garra da mulher catarinense, representadas por Anita Garibaldi, traz consigo também, um peso histórico. Dentre tantas homenagens a homens de nossa história, agora temos um símbolo feminino retratado por meio da arte. Esse será mais um atrativo histórico-cultural na nossa terra. Mais um pedacinho da história lembrado e marcado para sempre através do mosaico”, afirmou a Diretora Municipal de Turismo, Renata Savi Mondo.

A obra, neste momento, encontra-se exposta no Paço Municipal. Assim que cumpridas todas as questões protocolares da Fundação Catarinense de Cultura, ela deve ser instalada no ingresso da Praça Anita Garibaldi como forma de boas vindas a todos os visitantes.

© Ana Paula Nesi

Sobre as artistas e a arte

Marielle e Michelle Bonetti, são irmãs gêmeas, naturais de Urussanga. Elas concluíram no ano 2000 o curso de Técnico de Cerâmica pelo Colégio Maximiliano Gaidzinski em Cocal do Sul. Neste mesmo ano, iniciaram os estudos e a prática na arte dos vitrais, participando do curso “Maestri Vetrai”, promovido pelo Ministério do Trabalho Italiano em Curitiba (PR). Após quase 10 anos de trabalho em uma indústria cerâmica catarinense, em 2010, por meio de um curso breve de introdução à Arte Musiva, elas conhecem a “Scuola Mosaicisti del Friuli” de Spilimbergo, na Itália. Em 2011, decidem viver nesta cidadezinha italiana para frequentar o percurso formativo trienal da escola. Em 2014, recebem a qualificação de “Maestre Mosaiciste” e, em julho deste mesmo ano, retornam ao Brasil. Desde então a dedicação da dupla é acerca da arte musiva.

A obra “Anita Musiva”, era para elas, um sonho, que no início de janeiro, se tornou real com a conclusão do trabalho. A montagem do mosaico, segundo as artistas, demorou cerca de 15 dias para ser finalizada. “Realizamos o trabalho com a energia da virada do ano. A obra começou a ser construída no final de dezembro, e foi concluída no início de janeiro”, conta Michelle.

Segundo Marielle, elas buscaram trazer na arte, toda delicadeza e beleza de Anita Garibaldi. “Escolhemos uma pintura de um artista italiano que retrata Anita em um momento de passagem nas batalhas no Uruguai. É uma das pinturas que um dos filhos dela, reconheceu como mais parecida com a mãe”, explica. A pintura citada, é a do pintor Gaetano Gallino, de 1845.

© Ana Paula Nesi

Quem foi Anita Garibaldi?

Anita Garibaldi (1821-1849), foi uma revolucionária catarinense, reconhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”, por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, junto ao marido, Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.

Anita de Jesus Ribeiro (nome de solteira), nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU