SAMAE: intensifica reformas das ETAs, priorizando a potabilidade da água

O Governo Municipal, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) está efetuando reformas estruturantes na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro do Rio Salto.

 

A execução das reformas, está seguindo o planejamento da autarquia em reformar as Estações de Tratamento de Água em todas as localidades do município.

 

Dentro da série de melhorias na estrutura da ETA do Rio Salto, estão a pavimentação asfáltica do acesso a Unidade, recuperação das calçadas e cercas, lavação e recuperação das caixas d’água, utilizando impermeabilizante para eliminar todo o vazamento, pintura externa em todo o Sistema de Tratamento e a troca de areias dos filtros. Foram trocados 24m³ de areia dos filtros e pintura de todos componentes da casa de química e filtros do Sistema.

 

A troca de areia dos filtros, ocorrem a cada dois anos, dependendo do estado de filtração de cada Estação de Tratamento, explica o diretor da Samae Vanderlei Marcirio: “estamos periodicamente efetuando os serviços de conservação de todas a ETAs do município, observando, através de nossos técnicos, a potabilidade da água dentro das normas do Ministério da Saúde, conforme a nova Portaria GM/MS 888 de 04 de maio de 2021″, pontua Vanderlei. 

 

 

O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Rio Salto, abastece 629 economias/ligações dos bairros Rio Salto e Pirago, abrangendo uma população de mais de 2.2 mil habitantes.

A captação de água é efetuada no trajeto do próprio Rio Salto, sendo composto por 3 represas para captação de água bruta. Posteriormente aduzido para o sistema na qual possui 2 filtros lentos, 1 casa de química e 2 reservatórios de distribuição de água, sendo um de 50m³ e um de 30m³.

 

 

O que significa a potabilidade da água?

A potabilidade da água é a água livre de contaminantes, própria para consumo e ingestão, sem risco à saúde. Apesar da existência de água potável em fontes naturais, ou seja, disponível na natureza, não é recomendada a ingestão sem que antes a mesma passe por algum tipo de tratamento. O tratamento da água é importante pois elimina micro-organismos e substâncias imperceptíveis a olho nu que são nocivas à saúde.

 

 

Critérios para identificar a potabilidade da água?

Água não ter cor, cheiro ou sabor, para que seja consumida com segurança existem outros parâmetros. O Ministério da Saúde, em consulta com outros órgãos reguladores, especifica os critérios de qualidade e potabilidade da água para consumo humano. Uma água pode estar contaminada por substâncias tóxicas microscópicas como vírus, bactérias, produtos químicos, corpos orgânicos e inorgânicos que podem prejudicar a saúde. Por isso, realizar tratamento e análise de qualidade da água são procedimentos fundamentais e efetuados diariamente pelos técnicos da SAMAE.

 

 

Indicadores de Potabilidade?

Para uma água ser considerada potável, indicada para consumo humano na feitura de alimentos, ingestão, produção de bebidas na cadeia produtiva industrial, é preciso realizar análises e testes de potabilidade. Entre os parâmetros e indicadores analisados para atestar a potabilidade da água estão: turbidez, coloração, cloro residual livre, coliformes totais, presença de microorganismos, E.Coli, elementos químicos como (ferro e manganês), PH (Potencial Hidrogeniônico), dentre outros testes.

.