Ação destaca o Combate à Violência Contra a Mulher nesta quinta-feira, em Urussanga

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CREAS, promove na próxima quinta-feira (31), uma ação em alusão ao Agosto Lilás, que visa conscientizar a população a respeito do Combate à Violência Contra a Mulher. O evento acontece em frente a Secretaria, localizada ao lado do Ginásio Centenário, das 8h30 às 11h30.

“Todos os urussanguenses estão convidados para estar com a gente nesta ação. Homens, mulheres, adultos, adolescentes… Queremos conscientizar o maior número de pessoas, para que juntos possamos combater a violência doméstica e a violência contra a mulher. Vamos falar sobre proteção, direitos, ferramentas e números para denuncias”, explica a Secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira.

Com a iniciativa, a equipe visa disseminar informações sobre os diversos tipos de violência, que vão desde a física até a psicológica, moral, sexual e patrimonial, destacando a importância de reconhecer os sinais de agressão e de denunciar qualquer forma de abuso. Em Urussanga, foram 29 medidas protetivas emitidas apenas este ano, sendo que 23 estão ativas.

As denúncias podem ser realizadas pelas vítimas ou testemunhas de violência através do Disque 180, que é um serviço gratuito e confidencial e oferece atendimento e orientação 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em caso de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo número 190. As denúncias também podem ser feitas online, por meio do site da Polícia Civil de Santa Catarina ou através do portal do MPSC.

Agosto Lilás

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. A campanha nasceu para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha.

Conscientização na Escola

As psicólogas Edinara Lunardi e Thaise de Oliveira, estiveram na Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti, na tarde desta terça-feira (29), para uma palestra de conscientização sobre o Combate à Violência Contra a Mulher. Puderam participar da ação, alunos do oitavo e nono ano.