Abertura da 14º Vindima de Urussanga

Colheita da Uva, a celebração anual que acontece no Vale das Uvas Goethe. Neste ano, a abertura oficial do 14º Vindima de Urussanga, aconteceu hoje, 06 de janeiro, na Pousada Vale do Figos, na localidade do Rio Maior.

Estiveram participando do evento, o prefeito interino, Jair Nandi, o presidente da Câmara de Vereadores, Elson Roberto Ramos, presidente da Associação ProGoethe, Gilmar Trevisol, diretor de turismo, Wilian de Rezende, diretor de Cultura, Névton Vicente Rech Bortolotto, Presidente da Governança e da Câmara de Gastronomia de Urussanga, Renata Savi Mondo, além de vereadores, imprensa, blogueiros, influenciadores digitais e convidados.

“Temos certeza que será uma das melhores edições da Vindima. Estamos preparados para receber visitantes, que com certeza terão uma experiência única”, aposta o presidente da Associação ProGoethe, Gilmar Trevisol.

A programação no Vale da Uva Goethe segue até o dia 30 de janeiro, e os visitantes poderão reviver tradições como, o esmagamento da uva com os pés, colheita, degustação de vinhos e passeio de trem.

O grande destaque deste ano, será o circuito gastronômico abrangendo restaurantes, cafeterias, padarias, pub’s, lanchonetes, entre outros empreendimentos. Criação de pratos exclusivos e harmonizações com Uva Goethe, é um dos diferenciais que pretendem surpreender os visitantes.

“Cada vinícola criou um cronograma de acordo com a sua característica. A partir desse ano, foram incluídos novos parreirais, por meio da Lei de Incentivo às parreiras, criado pela Prefeitura de Urussanga que distribui aos produtores de mudas para incentivar o plantio”, explica o diretor de turismo de Urussanga, Wilian de Rezende.

O prefeito interino, Jair Nandi, enfatiza que a Vindima fortalece nossas tradições, valoriza nossos antepassados e enriquece a marca Uva Goethe, uma jóia rara que temos em nossa região. Temos o compromisso de criarmos estratégias que englobam todos os segmentos econômicos que envolvem a Uva Goethe, fortalecendo assim, o turismo, a cultura e a gastronomia de nossa cidade”, pontua Nandi.

O evento seguiu os protocolos sanitários, os cuidados com a higiene.

Vales da Uva Goethe

O evento Vindima Goethe é realizado anualmente pela Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU).

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local.

As vinícolas associadas à ProGoethe são: Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

Para mais informações, acesse nas redes sociais: Vales da Uva Goethe ou ligue para a Central de Informações Turísticas no (48) 3465 6238.