Penso, logo destino: mais de 2,5 toneladas de lâmpadas, pilhas e eletroeletrônicos foram recolhidos em Urussanga

A Prefeitura Municipal de Urussanga, através da Diretoria do Meio Ambiente (DMA), em parceria com o Cirsures e escolas urussanguenses, realizou nos dias 23 e 24 de setembro, a arrecadação de pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos usados. A ação faz parte da Campanha Penso, logo destino, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O resultado da ação foi divulgado nesta semana e surpreendeu os organizadores. Foram 2.860kg de materiais recolhidos.

“Não para de crescer o volume de lixo, que nós, humanos, produzimos no dia a dia. Não obstante, há uma fração considerada tóxica por conter metais pesados, químicos reativos em sua composição. Por isso, essa campanha é de extrema importância, pois visa retirar do meio ambiente e de aterros, produtos que podem ser prejudiciais para o meio ambiente, e em uma cadeia de consequências, prejudicar também a vida da população”, explica o Diretor da DMA, Marcio Moreira.

Segundo o diretor, a maior quantidade foi de eletroeletrônicos: vídeo cassetes, TVs de tubo, eletrodomésticos antigos e outros. “Tivemos também cerca de 300kg de pilhas e baterias velhas e cerca de 200 lâmpadas que deixaram de ir para aterros e tiveram a destinação correta”, garante.

Uma nova arrecadação deve ser realizada, devido ao sucesso da primeira. “Ainda não temos uma data específica, já que é uma ação do IMA, mas estaremos atentos para logo, retirarmos mais itens como estes, do meio ambiente”, frisa Moreira.

A ação contou com a participação da comunidade, escolas municipais, estaduais e particulares de Urussanga. “O sucesso desta ação é fruto do engajamento de muitas pessoas. Desde quem entregou os itens, até a mídia que divulgou a ação, a secretária de educação, Janea Possamai que facilitou o contato com as escolas, e todos profissionais envolvidos. Gratidão”, finaliza.