Semana é de limpeza e preparação para o dia de finados nos Cemitérios locais

Marcado como o dia de orações e recordações, centenas de pessoas devem passar pelos cemitérios de Urussanga, no feriado de Finados, na próxima quarta-feira, dia 2. Esta semana está sendo marcada pela preparação e limpeza das capelas e túmulos. Dezenas de famílias já foram até o cemitério para lavar, arrumar e ornamentar o local de descanso dos seus entes queridos.

Danubia Feltrin Marques, conta que a faxina no local é uma tradição. Foi a avó, que hoje está sepultada no local, quem passou a importância da data para a neta. “Eu já vinha com a minha avó que sempre dizia quando estava na hora de vir limpar o túmulo, colocar florzinha, trocar a toalha, deixar tudo bonitinho. Através dela, virou tradição para minha mãe, e eu”, explica a urussanguense, que além da avó, tem sepultados no Cemitério Municipal, tios, avós e o pai. “É um pouco comovente, porque a gente lembra”, declara.

Para Rosimeire Bez Batti Cittadin, limpar a capela onde estão o pai e a cunhada, é um momento de paz, “É uma sensação boa de estar aqui limpando. Traz calma. Esta data é importante para relembrar das pessoas que se foram. Uma data bonita”, disse, citando também, o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1°.

© Ana Paula Nesi

Assim como elas, dezenas de pessoas ainda devem passar pelos cemitérios do município para os trabalhos de limpeza Mas, a população deve ficar atenta aos calendários locais. No Cemitério Municipal, a limpeza com máquina lava a jato, foi permitida até esta segunda-feira (24). De terça (25) até sexta-feira (28), limpeza com mangueiras estão liberadas e dia 29 e 30, apenas baldes e panos poderão ser utilizados. A segunda (31), terça (01) e quarta (02), serão dias destinados somente para a visitação, conforme a programação definida.

Trabalhos da Prefeitura no Cemitério Municipal

Na semana passada, uma equipe da Prefeitura esteve no Cemitério Municipal realizando alguns serviços de limpeza, ação que deve se intensificar nesta semana. “A partir desta terça, um mutirão será realizado para deixar tudo em ordem para o Feriado de Finados. Serão feitos serviços de limpeza, roçada, pintura e troca de lâmpadas. Tudo para deixar o cemitério preparado para receber as centenas de pessoas que devem visitar o local para prestar suas homenagens na próxima semana”, afirma o administrador do Cemitério Municipal, Emerson Scrins.

© Ana Paula Nesi