“Quinta do Chá” abordará o uso e benefícios da Sálvia

Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), promovem na última quinta-feira de cada mês, a “Quinta do Chá”. O evento tem o objetivo de promover o uso seguro das plantas medicinais e a prática do autocuidado. A próxima edição, ocorre neste dia 27 de outubro, e será realizada na sala de reuniões do Centro Comunitário da Igreja Matriz, a partir das 14h.

Neste encontro, a equipe abordará a sálvia. A equipe abordará os aspectos botânicos, terapêuticos, uso popular, estudos científicos e também o método de utilização da espécie. Misturamos saberes científicos e populares, pois temos a participação da comunidade. É um momento de troca de saberes. Os profissionais passando o conhecimento científico, para o que a planta é validada, quais são os estudos e a comunidade falando como que faz o uso em casa.

A escolha de temas

A cada mês, uma nova espécie é apresentada e tem seu uso debatido no encontro. E as escolhas não são ao acaso. “A gente escolhe uma planta que seja de uso da nossa região. Primeiro realizamos uma pesquisa para fazer o levantamento dessas plantas e hoje a gente sabe quais são as espécies mais utilizadas em Urussanga. Todo mês a gente fala um pouco sobre uma dessas plantas, ervas ou chás”, destaca Gabriella Peraro, coordenadora da Assistência Farmacêutica.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Imprensa PMU