Secretaria Municipal de Educação realiza oficina Pedagógica para professores

A Secretaria Municipal de Educação realizou no mês de setembro, uma Oficina Pedagógica focada para os professores que atuam na Educação Infantil e Ciclo Alfabetizador para as séries iniciais de 1º ao 3º ano.

Com o tema: “Alfabetização e letramento com enfoque na consciência fonológica”, esta oficina é uma parceria com a psicopedagoga Liz Regina Zapelini de Bona, responsável pelos atendimentos no apoio pedagógico do município e a fonoaudiológico Graziela Cambruzzi Jaroszewski, responsável pelo atendimento da Rede Municipal de educação.

Por meio de quatro encontros semanais, a oficina objetivou a reflexão das práticas educacionais, aliadas a novas teorias e sua aplicabilidade por meio das oficinas.

A oficina contou com a participação de 58 professores de todas as escolas municipais de Urussanga e representantes da equipe gestora.

A formação oportunizou a compreensão da importância da consciência fonológica, conhecimento metalinguístico que permitiu refletir e agir sobre a estrutura fonológica da linguagem oral.

“A formação permitiu crescimento, análise das práticas e construção de novas estratégias de ensino, através de trocas coletivas entre os profissionais participantes”, pontuou a psicopedagoga, Liz Regina Zapenili de Bona.

A fonoaudióloga Graziela Cambruzzi Jaroszewski enfatiza que as crianças que apresentam inaptidão nessas funções, apresentam prejuízos no aprendizado da leitura e da escrita: “a participação do fonoaudiólogo junto às formações para professores é importante, pois colabora para que novas estratégias educacionais sejam desenvolvidas e tragam benefícios ao processo de ensino e aprendizagem”, finaliza Graziela.

A Secretária de Educação, Janea Possamai, agradece o empenho e comprometimento de todos os profissionais envolvidos nesta oficina: “sabemos dos atrasos, dificuldades na aquisição da linguagem oral, bem como na compreensão, na expressão das ideias, entre outros problemas de fala, impactam no desenvolvimento do aprendizado. Por isso, é importante capacitar o docente a identificar essas dificuldades ou atrasos para possíveis intervenções, pontua Janea.

No final dos encontros, a oficina teve como fechamento a confecção de jogos pedagógicos e recursos concretos adaptados a crianças com dificuldades de aprendizagem e deficiências.