PROERD – Formatura dos alunos

Em setembro deste ano, iniciou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Urussanga.

O programa tem o objetivo de evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas, ensinando a maneira correta de saber lidar com a situação.

O programa é de caráter preventivo e tem como objetivo principal capacitar os estudantes para que façam escolhas seguras e responsáveis, sempre pensando bem antes de tomar uma atitude. O PROERD é também uma forma de aproximação entre Polícia Militar, instituição de ensino e família.

Todos os 5° anos da rede pública e privada participaram, totalizando mais de 230 crianças atendidas. Durante as aulas que tem duração de 1hora e ocorrem uma vez por semana, os educadores do PROERD transmitem 10 tipos de diferentes lições, que tratam de diversos assuntos como: não às drogas, bullying, família e violência.

As formaturas estão ocorrendo, e devido a pandemia, de forma individualizada por escola.

Na última semana, as formaturas ocorreram no Centro Educacional e Profissional Lydio de Brida, nas Escola Municipais Professor Ernesto César Mariot, Vereador Rosalino De Nez, e Alda Brognoli Marcon. No decorrer desta semana, as formaturas ocorreram em outras instituições de ensino de Urussanga.

“Sempre que chego na sala de aula e vejo o olhar das crianças com alegria, expectativas, curiosidade, sinto o peso da responsabilidade e um entusiasmo em seguir meu trabalho como Instrutor do PROERD” pontua ao Sargento Benincá, da Companhia da Polícia Militar de Urussanga, responsável pelo projeto.

“Agrademos a parceria com a Polícia Militar, em especial o Sargento Benincá pela condução do programa nas nossas escolas, bem como aos alunos, professores e demais envolvidos pela dedicação e empenho”, salienta a secretária de Educação, Janea Possamai.