Operação Primavera 2021

O Governo Municipal de Urussanga, através da Defesa Civil Municipal, iniciou nesta última semana, as ações preventivas que envolvem a Operação Primavera 2021.

A “Operação Primavera” é uma atividade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, a fim de aumentar a resiliência do município e minimizar riscos e desastres em eventos adversos, períodos de fortes chuvas que aumentam o volume de águas nos rios.

Nesta última semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, iniciou os trabalhos de limpeza e desobstrução do leito e margem dos rios e córregos, que segundo dados recentes e mapeamento das áreas, são os pontos mais vulneráveis para possíveis alagamentos em Urussanga.

Os trabalhos iniciaram no bairro da Estação, com a limpeza do Rio Caeté e seus afluentes. “Esta medida irá proporcionar maior segurança para os moradores do bairro, e consequentemente ao município”, pontua o coordenador da Defesa Civil, Rafael Sales.

Esta operação está em consonância com a cooperação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e demais órgãos da esfera estadual e municipal.

Decreto Municipal

Com a chegada desta nova estação, no dia 21 de setembro, o Governo Municipal de Urussanga, estabeleceu através do Decreto GP/N° 87, de 20 de outubro de 2021, a abertura da “Operação Primavera”.

A “Operação Primavera” é uma atividade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, a fim de aumentar a resiliência do município e minimizar riscos e desastres, em consonância com a cooperação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e demais órgãos da esfera estadual e municipal.

O Município intensificará suas atividades no período da primavera com ações de preparação, mitigação, minimizando riscos e impactos à sociedade, salvaguardando vidas, prevenção de riscos e desastres aquelas definidas na Lei Federal nº 12.608 e Lei Municipal n° 2.465.

Maior Número de tempestades

O grande número de ocorrências meteorológicas na primavera é causado pelo choque de massas de ar frio ainda presentes sobre o hemisfério sul com as massas de ar quente, mais frequentes a partir deste período.

 Este quadro meteorológico ainda é reforçado pela localização geográfica do Estado de Santa Catarina, que está situado em uma das regiões mais favoráveis para a formação de tempestades severas e eventos meteorológicos intensos da América do Sul.