Inscrições para o Curso de Cuidadores iniciam na próxima segunda-feira

“Proporcionar um conjunto de conhecimentos teóricos específicos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para as práticas do cuidado às pessoas com necessidades especiais”. Esse é o objetivo do Curso de Cuidadores que será oferecido pela Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde nos meses de outubro e novembro. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, dia 25 de julho e são gratuitas. 

“Quando falamos do cuidado de pessoas com necessidades especiais, estamos falando dos idosos, das pessoas com deficiência (PcD) e também das que apresentam alguma condição patológica que requeira assistência, como doenças, estresse emocional e acidentes. Queremos oferecer um preparo formal para as pessoas que desejam se tornar cuidadoras, mas também especializar de fato, as pessoas que já realizam o trabalho, mas nunca tiveram uma qualificação na área”, destaca a Secretária de Saúde, Ingrid Zanelato.

O curso foi dividido em sete módulos, com carga horária de 18h. “Serão dois encontros semanais com duração de 2 horas cada. Ao todo, vamos realizar nove aulas nos meses de outubro e novembro, todas no período noturno, nas dependências da Secretaria de Saúde”, explica a secretária. Ao final dos encontros, cada participante que registrar, no mínimo, 75% de presença nas aulas, receberá um certificado. 

As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto de 2022 no site da Prefeitura de Urussanga, nas Unidades de Saúde, ESFs, no Centro de Especialidades, na Farmácia do SUS e no Hospital Nossa Senhora da Conceição. 

Assuntos abordados

Serão nove aulas, em sete módulos, que trazem os seguintes temas: aula inaugural; políticas públicas de saúde; envelhecimento; o cuidador e as relações familiares; aspectos psicológicos do cuidador; doenças mais comuns em idosos e pacientes com necessidades especiais; aspectos da fisioterapia no cuidados de pacientes com necessidades especiais; atividades de rotina e higiene pessoal; cuidados especiais; necessidades nutricionais e deglutição; uso correto das medicações; violência e maus tratos; e morte.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU