IDEB 2021: educação pública de Urussanga alcança 1º lugar da AMREC nos anos iniciais

Um resultado para se comemorar! Os cálculos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, foram divulgados na última sexta-feira (16), e trouxeram boas notícias para a educação urussanguense. Urussanga alcançou o 1º lugar geral entre os doze municípios da AMREC na avaliação que mede o desempenho dos anos iniciais (1 ao 5º ano). O destaque veio entre as escolas públicas, que receberam nota 7. A rede municipal levou nota 6,9, enquanto a estadual 7,1 na análise.

Com relação aos anos finais (6 ao 9º ano), Urussanga alcançou o 3º lugar geral na AMREC, com nota 5,3 na rede pública. As escolas municipais alcançaram a média 5, chegando a posição de número 6, e as estaduais, a nota 5,4, marcando o 1º lugar regional.

“Esses dados são importantes, para nos mostrar que nosso trabalho está no caminho certo. Os estudantes ficaram um ano em casa, com aulas online devido a pandemia, e em 2021 tiveram que fazer a prova. Isso nos deixou muito preocupados devido a defasagem de aprendizagem, mas mesmo assim, obtemos um ótimo resultado, ultrapassando a meta esperada nos anos iniciais”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai.

Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas do Saeb foram aplicadas entre 8 de novembro e 10 de dezembro de 2021 em todo o Brasil.

“Nos anos ímpares as provas são realizadas, e nos anos pares, recebemos os resultados. Temos que ressaltar o trabalho realizado por todas instituições de ensino e agradecer ao trabalho dos profissionais que mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, buscaram o melhor para a educação, e alcançaram com os alunos, esse resultado”, frisa Janea.

Vale destacar que os resultados de Urussanga estão acima da média nacional e estadual, que ficaram em 5,5 e 6,2 nos anos iniciais e 4,9 e 5 nos anos finais, respectivamente. “Continuaremos investindo na educação. É nela que vemos o futuro do nosso município e do nosso país ser desenhado. Uma sociedade mais justa e igualitária, começa com uma educação de qualidade. Esse é um importante pilar na sociedade e com certeza na nossa administração”, pontua o Prefeito Gustavo Cancellier.

Os dados completos podem ser conferidos no link.