Dia da Família na Escola marcou o sábado na rede municipal de ensino de Urussanga

Diversão, integração e amor marcaram o sábado (23) na rede municipal de ensino de Urussanga. Foram treze instituições de ensino promovendo o Dia da Família na Escola. O objetivo do evento é incentivar a participação da família no ambiente escolar. “A família pôde conhecer os locais de estudo, os professores, toda equipe e interagir com seus filhos nas atividades organizadas. A ideia é justamente, fortalecer esse elo de parceria entre família e escola”, é o que destaca a Secretária de Educação de Urussanga, Janea Possamai.

Os profissionais das escolas organizaram diversas atividades. Teve exposição dos trabalhos, brincadeiras, palestras de psicólogos, gincana entre as famílias, oficinas, apresentação das crianças com música, degustação de lanches que fazem parte da merenda saudável, entre outras. “Eles planejaram este dia com muito carinho para receber todas as famílias dos nossos estudantes. Houve uma dinâmica bem diversificada nas escolas” conta Janea.

A secretária frisa que depois de dois anos de pandemia de Covid-19, com as visitas às escolas sendo bem restritas devido ao plano de contingência (Plancon), a grande participação das famílias no evento, em todas as escolas, deixou todos muito orgulhosos. “Ficamos muito felizes, pois foi um sucesso. As brincadeiras, as exposições, a interação, realmente houve a participação desses pais e isso foi um sucesso muito grande”, comemora.

Ela aproveita para parabenizar todos os profissionais da educação envolvidos na organização. “Gratidão pelo empenho e carinho na condução deste dia, neste evento que as escolas proporcionaram para as famílias. Foi um sucesso, só elogios, todo mundo parabenizando. Esse é o reconhecimento. Muito obrigada a todos que fizeram parte deste dia e ficaram envolvidos em planejar e executar com carinho o Dia da Família na Escola”, finaliza.

Sobre a origem do evento

O Dia da Família na Escola faz parte do calendário escolar de Urussanga, sendo realizado sempre em um sábado do mês de abril. A data é considerada um dia letivo.

A ideia do evento é baseada no Dia Nacional da Família na Escola, comemorada no dia 24 de abril. A data foi instituída pelo Ministério da Educação em 2001, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre instituições escolares com os familiares e responsáveis. Segundo a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a participação ativa das famílias no cotidiano da vida escolar dos filhos, é essencial e pode contribuir, entre outras coisas, para a diminuição da evasão escolar de estudantes. “Quanto mais a escola amplia as estratégias e a capacidade de comunicação, fortalecendo essa parceria com a família, maiores também, são as chances de um melhor processo de ensino-aprendizagem”, explica a Undime, em publicação sobre o tema.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU