Cartilha educativa é distribuído nas escolas de Urussanga

O Governo Municipal de Urussanga, através da Defesa Civil e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está distribuindo uma cartilha educativa da série Nossa Segurança – Estiagem.

Este Projeto educativo é desenvolvido pela Defesa Civil estadual, na qual distribuiu em parceria com os municípios, cartilhas educativas direcionadas para adultos e crianças, possuindo uma linguagem simples e com ilustrações, visando uma compreensão mais lúdica dos temas abordados.

Por meio das cartilhas da série Nossa Segurança, a Defesa Civil trabalha a prevenção de desastres e redução de riscos nos municípios, comunidades e escolas, informando à população o significado, importância e atuação do órgão nos municípios e no Estado.

A série Nossa Segurança possui 9 volumes publicados: 1 – Defesa Civil, 2 – Produtos Perigosos, 3- Prevenção, 4 – Comunicação, 5 – Tempestades, 6 – Enchentes, 7 – Deslizamentos, 8 – Estiagem e 9 – Granizo.

Baseado nos últimos dados da meteorologia, meses que compreende a primavera (setembro a dezembro), a Defesa Civil municipal, buscando a prevenção e a conscientização do uso correto dos recursos hídricos, iniciou neste mês, a distribuição abordando o tema Estiagem.

Nesta semana, o prefeito interino, Jair Nandi, a secretária municipal de Educação Janea Possamae e o coordenador da Defesa Civil municipal, Rafael Sales, estiveram em visita na Escola Municipal Alda Brognoli Marcon, entregando as cartilhas, para as séries iniciais (1º ao 5º ano), juntamente com a coordenadora pedagógica, Rosalba Marcon e a diretora Cristiane de March.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rafael Sales, essas cartilhas contribuem para melhor compreensão do tema abordado: “temos o dever de ampliar e debater esse assunto.  A escola é formadora de opinião e geradora de conteúdo e este tema Estiagem, contribui para que tenhamos cidadãos mais conscientes”, finaliza Sales.

O prefeito interino, Jair Nandi, ratifica o compromisso do Governo Municipal em trabalhar com ações integradas entre os órgãos municipais, com foco na prevenção, mitigação, conscientização e resposta em situações adversas: “precisamos conscientizar a população sobre o tema, através da escola. Nosso compromisso é zelar pelo bem estar e segurança da população” pontua Nandi.

A distribuição das cartilhas educativas da série Nossa Segurança – Estiagem, continuará no decorrer das próximas semanas, alcançando assim, mais de 3.600 alunos da Rede Municipal de Educação.