1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991, o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.

 

Pensando nesta data, e seguindo as prerrogativas do Estatuto do Idoso, no seu artigo 3º, o Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria de Assistência Social, convida para a próxima sexta-feira (1º/10), na praça Anita Garibaldi, a partir das 9 horas, os idosos para um evento em comemoração a esta data.

 

O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

 

Em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais da saúde, estarão aferindo a pressão arterial dos idosos presentes.   

 

Neste dia, terá momentos de descontração, como música e troca de experiências e distribuição de brindes aos idosos.

  

Estatuto do Idoso

Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003

 

Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.