Agentes de endemias de Urussanga participam do IX Seminário de Zoonoses Unibave

As zoonoses são enfermidades naturalmente transmitidas dos animais para os homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 75% das infecções emergentes em humanos são provenientes de animais ou de produtos de origem animal. Por isso, o conhecimento técnico dessas enfermidades é de fundamental importância para a prevenção e controle dessas patologias.

Pensando nisso, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga, Vanderlei Figueiredo Tavares e Pedro Loberto Feltrin, estiveram participando na última quinta-feira (15), do IX Seminário de Zoonoses Unibave, realizado no Centro de Vivencias Unibave, em Orleans. “Foi uma experiência muito positiva. Estavam conosco naquele momento, alunos da sétima e nona fase de medicina veterinária da instituição, o que garantiu uma interação e troca de informações satisfatória, que elevou nosso conhecimento ainda mais”, destaca Vanderlei.

Palestraram no evento: a médica veterinária do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Santa Catarina, Tainá Bittencourt Klos; a médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Orleans, Carmem Regina Vieira; o Coordenador Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, do Ministério da Saúde, Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior; o médico veterinário, Ronaldo Mondardo; o professor Mauro Maciel de Arruda; e o médico veterinário do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rodrigo Haag. Sendo que a raiva, mormo, tuberculose e brucelose, clamidiose, e complexo teníase/cisticercose, foram as zoonoses abordadas.