Conscientização da violência contra a Pessoa Idosa é tema no Baile da Melhor Idade em Urussanga

O tradicional Baile da Melhor Idade, realizado todas as quintas-feiras, em Urussanga, ganhou um tom especial neste dia 15 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e CREAS, levou o alerta para o grupo, para que tenham compreensão do que se caracteriza como violência e quais os meios de denúncias disponíveis.

“A violência é tão camuflada às vezes, que a pessoa reproduz e nem se dá conta de que aquilo que está vivendo é uma forma de violência. Neste ano de 2023, já recebemos no CREAS nove denúncias de violência contra a pessoa idosa, sendo que os casos de negligência e abandono são os mais frequentes. A conscientização vem para orientar e esclarecer dúvidas. Com a informação o idoso consegue buscar seus direitos e também defender o direito do vizinho, do conhecido e de outras pessoas do grupo familiar”, explica a coordenadora do CREAS, Edilene Colonetti.

É considerada violência contra a pessoa idosa, o ato único ou repetido, ou omissão que lhe causa dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança. Sendo que a violência pode ser física, sexual, psicológica, econômica/financeira, de abandono, negligência, e autonegligência.

A senhora Izalda Terezinha Ramos, de 67 anos, conta que antigamente não havia tanta proteção. “Hoje tem os órgãos municipais que nos apoiam e orientam. É um dia importante, estamos aqui reunidos e felizes, mas alguns idosos estão em casa, sem nenhuma alegria, só esperando o dia passar. É muito importante as pessoas estarem vindo aqui, e tendo essa orientação que nós temos”, afirmou.

Para denúncias, a Secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira, lembra que os meios são seguros e anonimos. “O Disque 100 é uma forma de denúncia muito rápida, simples e segura, que pode ser feita de casa. Outra opção, é para que a população se dirija até a Secretaria de Assistência Social, procurando o CREAS, que a gente vai receber, fazer o atendimento, com compreensão, dar orientação e tomar as medidas necessárias”, destaca. Denúncias podem ser realizadas em delegacias e por meio do 190 da Polícia Militar perante situações de risco iminente.

O Estatuto do Idoso

O estatuto do idoso visa assegurar e proteger a integridade física, mental e social da pessoa idosa.

Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Art. 4º Nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.  

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Comunicação PMU