APAE – Programa Prevenir – Agosto Laranja

 

O Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, participa do “Programa Prevenir” da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), com o objetivo de conscientizar a população da importância da Prevenção de Deficiências Intelectual e Múltipla.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada quatro crianças que nascem com deficiências, três poderiam ser evitadas se fossem adotadas medidas de prevenção. Infelizmente, os modelos centrados no tratamento, e não na prevenção, estão se tornando insustentáveis em toda parte do mundo, por serem extremamente caros e por não contarem com acesso igualitário a todos os avanços tecnológicos na área da saúde. Assim, a prevenção tornou-se um meio eficaz para a diminuição dos índices das deficiências.

 

Desde 2012, a Federação das APAES de Santa Catarina (Feapaes/SC), desenvolve nas 195 unidades catarinenses, o Programa Prevenir, com o objetivo de desenvolver junto à comunidade, ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução da incidência de deficiências.

 Ela é direcionada aos profissionais da saúde, gestantes e pais, e neste ano, foi incorporado também no foco, crianças, jovens e adultos.

 

 

O Agosto Laranja

 

Desde 2014, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização da doença autoimune que acomete jovens adultos em todo o mundo: a esclerose múltipla.

O Agosto Laranja foi criado pela AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a doença, seus amigos e familiares

 

Unindo forças a este tema tão importante, nesta semana (21 a 28 de agosto), a APAE de Urussanga, juntamente com Secretaria Municipal de Saúde, está comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

 

A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.