Academia da Saúde promove qualidade de vida e bem estar aos urussanguenses

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece à população urussanguense, um espaço que promove a qualidade de vida e o bem estar de todos: o Programa Academia da Saúde. Trata-se de uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios brasileiros. O objetivo é promover práticas corporais e atividade física, além de incentivar a alimentação saudável e educação em saúde. “Esse é um espaço para que a população usufrua. Cuidar da saúde de forma integral é um hábito que todos devemos ter, isso contribui para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida”, lembra a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

A Academia da Saúde de Urussanga fica em anexo ao Centro Poliesportivo do Bairro da Estação. “Lá contamos com infraestrutura, equipamentos e profissional qualificado para a realização dos trabalhos voltados à atividade física. Há a oferta de treinamento funcional, ginástica laboral, ginástica com dança, aula de ritmos e caminhada orientada. Tudo de forma gratuita para a população”, explica Ingrid.

Estudos mostram que a atividade física regular promove a evolução do indivíduo, trazendo muitos benefícios para a mente e o corpo, auxiliando no combate e prevenção de várias doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças pulmonares, hipertensão, osteoporose, e até mesmo o câncer. Possuem ainda, a eficácia na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico, nos níveis de colesterol, no sistema cardiorrespiratório, condicionamento físico, ganho de massa magra, redução de gordura, aumento da resistência, entre outros.

“Praticar atividade física pode ajudar a ter um bom desempenho na rotina diária, liberar o estresse, aumentar a força, o equilíbrio, melhorar o humor, o sono e a disposição, ajudando na manutenção da saúde do indivíduo em geral”, complementa a Educadora Física, Cassiele De Bettio.

Atualmente, um grupo já realiza as atividades nas terças e sextas-feiras, às 9h, mas novas turmas podem ser abertas, conforme a demanda, no período da tarde. Os munícipes interessados em participar das atividades, podem entrar em contato com o coordenador da Academia da Saúde, Ramon Feltrin, pelo fone 3465-1490, para maiores informações.