Dia D de vacinação contra gripe e sarampo será neste sábado em Urussanga

A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza e o Sarampo que iniciou no dia 4 de abril, continua e neste sábado, dia 30, será o Dia D de vacinação. Em Urussanga, as oito unidades de saúde estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Para receber os imunizantes, a Secretaria de Saúde orienta que, se possível, o cidadão leve o seu cartão de vacina.

No que diz respeito à vacina da gripe, o público-alvo são pessoas com idade a partir de 60 anos, profissionais da saúde e crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias . A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. Já o imunizante contra o sarampo é direcionado para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias , e profissionais de saúde.

“Os casos de Influenza, segundo a OMS, podem variar de levar à graves e podem levar a óbito. A doença é uma infecção respiratória aguda e a chegada do inverno colabora para o aumento dos casos. Realizando a vacina, com a prevenção, diminuímos as internações hospitalares e também os óbitos. Evitando surtos da gripe, que podem sobrecarregar os serviços de saúde”, destaca a Secretária Municipal de Saúde, Robertina Goulart Nunes. Com relação ao Sarampo, o alerta é semelhante. “O sarampo também é uma doença infecciosa aguda extremamente contagiosa, que pode evoluir para casos graves e levar a óbito, inclusive em crianças menores de um ano de idade”, explica.

A meta da Secretaria de Saúde Municipal é atingir 95% dos grupos prioritários na vacinação contra o Sarampo e 90% contra a Influenza.

Novos grupos a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (2) terá início a segunda etapa de vacinação contra a gripe. Nesta nova fase, serão contemplados: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Comunicação PMU