PM de Urussanga deve reforçar rondas enquanto Governo Municipal estuda medidas efetivas para garantir maior segurança nas escolas

O Governo de Urussanga, realizou reuniões ao longo da tarde desta quarta-feira (5), para estudar medidas efetivas de segurança para as 14 escolas municipais. Executivo, legislativo, Secretaria de Educação, diretoras, coordenadoras e Polícia Militar participaram dos debates.

Na manhã de hoje (5), um ataque a uma escola em Blumenau, vitimou quatro crianças. As Forças de Segurança de Santa Catarina já noticiaram que é falsa a informação de novos ataques pelo estado, e que o ocorrido se trata de um fato isolado. Porém, várias mensagens mentirosas e irresponsáveis têm circulado com desinformações sobre o caso, causando pânico em milhares de famílias.

As aulas seguem normalmente nesta quinta-feira (6), em Urussanga, mas desde a manhã de hoje, as rondas policiais foram intensificadas para garantir a segurança das escolas e tranquilizar as famílias urussanguenses. “Imediatamente intensificamos as rondas, aumentando o tempo que costumeiramente já parávamos nas instituições de ensino. Conversamos, orientamos, tranquilizamos a unidade escolar. A ação deve se repetir nos próximos dias”, garantiu o Tenente da Polícia Militar, Henrique Carrer Arent.

O prefeito de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier, garante que medidas efetivas estão sendo alinhadas para solucionar as falhas de segurança que possam haver em algumas unidades escolares. “Como pai de uma aluna da rede municipal, eu entendo e compartilho da comoção e preocupação que esse caso gerou, mas temos que agir com cautela e responsabilidade para elencar medidas efetivas de segurança. Reuniremos novamente as equipes competentes para tratar do assunto e assim implementar o que for necessário para o caso”, explica o chefe do Executivo.

Consultoria

A partir da próxima semana, a Polícia Militar de Urussanga deve iniciar o trabalho de consultoria nas escolas. “Vamos orientar as escolas a imporem algumas barreiras físicas para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas, e estamos em contato com as secretarias tentando orientar e passar algumas medidas que podem ser implementadas de imediato”, destaca Arent.

Nessas consultorias, um relatório deve ser gerado. Relatório este que deve servir de apoio para a Secretaria de Educação e o Governo Municipal. “Vimos durante a reunião de hoje com diretoras e a PM, ações simples que podem garantir maior segurança. A visão da força policial é essencial para que através do olhar deles, possamos trabalhar em medidas específicas que reforcem a segurança em todas as escolas”, pontua a Secretária de Educação, Janea Possamai.

Auxílio da População

Um ponto importante destacado pela Polícia Militar, é o apoio da população que reside no entorno das unidades de ensino, ação essa, incentivada pela Secretaria de Educação. “Queremos buscar esse apoio dos próprios moradores, que muitas vezes podem ver algo estranho ou suspeito e comunicar a direção da instituição, ou até mesmo a Polícia. Como exemplo da Rede de Vizinhos, os vizinhos da escola podem ser grandes aliados da PM e também da educação”, lembra Janea.

A Polícia Militar orienta que a qualquer movimentação estranha e suspeita, a PM seja acionada através do 190 para averiguação.