Implantação do Programa Protetor Ambiental está sendo realizada em Urussanga

Capacitar estudantes com idade entre 12 a 14 anos, para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente. Esse é o principal objetivo do Programa Protetor Ambiental (PROA), promovido pela Polícia Militar Ambiental, que chega a Urussanga neste ano de 2023, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria do Meio Ambiente (DMA).

São 30 vagas disponibilizadas através de um processo seletivo, que ocorreu inicialmente, através de uma prova com questões relacionadas à temática ambiental: fauna, flora, pesca, recursos hídricos e outros. O teste ocorreu na manhã do último sábado (06), na Escola Lydio De Brida, onde 48 alunos, de um total de 70 inscritos da rede municipal de ensino, compareceram.

“O Curso de formação do Programa de Protetor Ambiental, tem caráter pedagógico para os estudantes com atividades de informação e formação de preservação do meio ambiente e integração social. Nossos alunos sendo capacitados para auxiliar e proteger o meio ambiente por pessoas competentes é um orgulho para as escolas, e para Urussanga”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai.

O resultado das provas foram divulgados nesta segunda-feira (08), sendo agora aberto o prazo para recursos. No dia 10, o resultado oficial dos 30 selecionados deve ser divulgado, para que uma reunião com os pais seja realizada. A aula inaugural do Programa, está marcada para o dia 17 de maio, às 19h30, na Escola Lydio De Brida, com a presença de pais, responsáveis e autoridades.

As demais aulas serão aplicadas no contra turno escolar, no período vespertino e contarão com aulas teóricas e práticas uma vez por semana, totalizando uma carga horária de 180 horas.

“Em dezembro, teremos formado 30 novos defensores do meio ambiente. Ações como essa são importantes, pois esses adolescentes levarão a informação para casa, para a família, para a comunidade. Serão grandes apoiadores de um trabalho que o DMA já realiza de cuidados com o meio ambiente. Parabéns a Polícia Ambiental pelo Programa. Urussanga fica muito feliz de poder receber esse projeto”, pontua o Diretor de Meio Ambiente, Marcio Moreira.

Por Ana Paula Nesi – Assessora de Imprensa PMU