Encontro que visa promover uso seguro das plantas medicinais será nesta sexta-feira em Urussanga

Com o objetivo de promover o uso seguro das plantas medicinais e a prática do autocuidado através da troca de saberes e conhecimentos entre universidade, comunidade e profissionais da área da saúde, a Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria de Saúde Municipal, em parceria com o curso de Farmácia da UNESC, realiza nesta sexta-feira (27), a “Quinta do Chá”.

Segundo a Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Peraro Cemin, o encontro leva esse nome, pois ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês, mas devido ao feriado de aniversário do município neste dia 26, a reunião foi transferida. Com início às 14 horas, o evento será realizado no Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e é aberto à toda população.

Neste encontro, a equipe abordará duas plantas: A Passiflora edulis Sims (maracujá azedo) e a Passiflora alata Curtis (maracujá doce). “Vamos abordar os aspectos botânicos, terapêuticos, uso popular, estudos científicos e também o método de plantio e cultivo das espécies”, explica a Coordenadora.

O objetivo é proporcionar um tratamento complementar à população, através da fitoterapia. “Hoje em nosso município já utilizamos alguns medicamentos fitoterápicos, como a Mikania glomerata (Guaco), Isoflavona, Harpagophytum procumbens e o Plantago ovata, todos pertencentes a relação municipal de medicamentos disponibilizados através da Farmácia Municipal”, salienta Gabriella.

Segundo a coordenadora, outra meta da equipe, é a implantação da Horta terapêutica, que será anexa ao CAPS. “Lá teremos várias plantas medicinais que estarão disponíveis para a população. A horta também servirá como terapia ocupacional para os pacientes do CAPS, trazendo inúmeros benefícios para a saúde do nosso município.

Sobre a Quinta do Chá

“Quinta do Chá” é um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Farmácia da UNESC em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga.

A Fitoterapia é o uso de plantas medicinais tanto no contexto popular como no contexto dos profissionais e estabelecimentos de saúde e atualmente somando o conhecimento popular ao científico muitas plantas já são aprovadas pela ANVISA como fitoterápicos. É uma das práticas integrativas e complementares do SUS.

O projeto teve início no ano de 2020, porém com a pandemia teve de ser suspenso. “Retomamos no final do ano passado com a capacitação dos profissionais de saúde do município. Neste ano, as reuniões começaram em março. A princípio, fizemos apenas para os profissionais de saúde, mas vimos a importância de expandir para toda população”, conta a Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Peraro Cemin.