Urussanga promove horário especial de vacinação nesta quarta-feira e sábado

Uma grande campanha de vacinação está sendo realizada na AMREC, e Urussanga não ficou de fora. O município, através da Secretaria de Saúde, estará atendendo em horário especial nesta quarta-feira (22), até as 19 horas e no sábado (25), das 8h às 12 horas. Todas as unidades de saúde, estarão atendendo nestes horários, para colocar em dia as vacinas da população.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Marília Marcineiro, destaca que uma das maiores preocupações é com a vacinação infantil, que é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças. “As vacinas previnem várias doenças, pois estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias causadoras de doenças graves. Dados do Ministério da Saúde, indicam que a cobertura vacinal contra doenças que assolaram o país em muitas décadas, vem sofrendo uma queda significativa, então, à medida que as coberturas ficam baixas, as doenças que antes estavam erradicadas, voltam”, explica.

A profissional alerta também, que com as baixas coberturas vacinais, as pessoas ficam mais suscetíveis a doenças graves, como a rubéola, paralisia infantil, sarampo e tantas outras. “A gente pede que os pais, responsáveis, nestes dias levem seus filhos até uma das unidades de saúde, com a carteirinha de vacinação”, frisa Marília.

Influenza, Sarampo e Covid-19

O horário especial desta quarta e sábado, servem também para as pessoas que ainda não se vacinaram contra a Influenza e o Sarampo. “As vacinas de campanha também estarão disponíveis. Estamos finalizando uma campanha contra a influenza e muitas pessoas ainda não se vacinaram, o mesmo ocorre com a vacina contra o sarampo”, salienta a enfermeira. Vale lembrar, que essa não é apenas uma campanha de vacinação infantil, mas sim, para todos que tenham alguma vacina pendente em seu calendário e pretendam atualizar. Todas as vacinas estarão sendo oferecidas nestas datas especiais, assim como já estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Marília destaca que a vacina contra a Covid-19 também estará sendo ofertada para toda a população a partir de cinco anos. Primeira, segunda, terceira e quarta doses podem ser aplicadas, conforme já autorizadas para cada faixa etária. A quantidade de doses, porém, é limitada. Mais vacinas devem chegar aos municípios da AMREC nos próximos dias, conforme informações repassadas.

Campanha Regional

A Campanha de Vacinação está sendo promovida de maneira regional, e foi decidida em consenso entre todos os prefeitos na última quarta-feira (15), em reunião na sede da AMREC. Uma das justificativas apontadas pelo Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro é que “com as ‘Fake News’ espelhadas com relação a vacina contra a Covid-19, gerou um grande temor contra todas as vacinas, o que vem ocasionando uma diminuição do número de crianças vacinadas contra todas as doenças”.

A ideia foi aprovada e cada município terá a liberdade de organizar seus horários especiais para vacinação, conforme a própria realidade e demanda. Sendo que a principal orientação era para que o sábado fosse um grande “dia D” para a ação.