Técnica de enfermagem é a primeira imunizada contra a COVID-19

Técnica de enfermagem é a primeira imunizada contra a COVID-19

 

 

A primeira dose da vacina contra a COVID-19 foi aplicada pela secretária de Saúde de Urussanga, Enfermeira Ingrid Zanelatto, na técnica de enfermagem Edneia Acácio, de 44 anos, profissional da vigilância epidemiológica do município e que há seis anos atua na secretaria municipal de Saúde

 

 

 

A população mundial vivencia, desde março de 2020, uma nova forma de interação entre as pessoas. Foram muitas mudanças e adaptações que transformaram o nosso cotidiano. Por causa de um vírus (COVID-19) contagioso e letal as pessoas deixam de estar perto umas das outras, evitam abraços, diminuem os encontros, as aulas foram reformuladas, o trabalho passou a ser “home office”…Aflições e incertezas se tornaram rotina, mas a fé e a esperança também fazem morada.

 

Hoje a esperança ganhou reforço, pois após meses de pesquisa a imunização contra o novo coronavírus chegou. E diante de alguns testemunhos a técnica de enfermagem Edneia Acácio, profissional da vigilância epidemiológica de Urussanga, foi a primeira a receber a vacina. A dose foi aplicada pela secretária municipal de Saúde, Enfermeira Ingrid Zanelatto, que falou da alegria de presenciar este momento: “Com muita alegria e esperança estamos dando o start da imunização contra a COVID em nossa cidade vacinando os guerreiros da saúde que estão, diariamente, na linha de frente. É um momento histórico que ficará guardado em nossas mentes e em nossos corações, pois é o começo da ação pretendida de vacinarmos todo o público alvo de Urussanga”, declarou emocionada.

 

O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier, destaca o sentimento de gratidão. “A palavra e o sentimento que define este momento é gratidão! Gratidão aos envolvidos na descoberta da vacina, mas especialmente gratidão aos profissionais da área da saúde de Urussanga, do Brasil e do mundo, que corajosamente correm riscos diários para atender, cuidar e zelar pela saúde do próximo. Este é o início de um novo momento, pois o primeiro passo foi dado e, assim, viramos mais uma página na história da COVID”, assinalou.

 

Pega de surpresa, a técnica de enfermagem Edneia Acácio, relata a emoção de ser a primeira a receber a vacina em Urussanga. “Fui pega de surpresa, pois pensei que seria outro profissional de saúde a receber a primeira dose da vacina. É difícil descrever o que estou sentindo, mas me sinto honrada. Com muita fé e esperança acredito que os urussanguenses, assim como a população em geral, serão imunizados o mais breve possível”, declarou com os olhos cheios de lágrimas. Enquanto Edneia recebia a dose da vacina o Padre Giovani Manique Barreto proferiu uma bênção e foi acompanhado pelos presentes em oração. Edneia Acácio atua faz seis anos na secretaria de Saúde de Urussanga. Iniciou na Atenção Básica e um ano depois foi transferida para a vigilância epidemiológica.

 

Na sequência foram vacinados o médico da família e membro do comitê de combate à covid-19 de urussanga, Alexandre Régio Gomes (dr. kaleb), e a vacinadora Vanessa Cavanholi. O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito Jair Nandi; o Comandante da Polícia Militar, Major Anderson Torres; Presidente do hospital Nossa Senhora da Conceição, Antonio Roberto Dutra; o vereador Thiago Mutini representando o legislativo; entre outros vereadores e equipe de saúde.

—