Em Urussanga, profissionais da educação participam de palestra com a PM

Com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de segurança nas escolas de Urussanga, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar (PM), realizou na noite de quarta-feira (03), uma palestra com o Tenente Henrique Carrer Arent do 29º Batalhão da PM. Participaram do evento, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e privada, equipe da secretaria de educação e do transporte escolar.

Segundo o Tenente, a iniciativa teve como um dos objetivos, mostrar aos profissionais, as ações da Polícia Militar nas escolas. “A Operação Minha Escola foi um dos exemplos, e visa a intensificação de rondas e as consultorias nos ambientes escolares. Por fim, o encontro teve como principal objetivo, a capacitação dos profissionais que atuam nas redes de ensino de Urussanga para se defenderem frente a eventos de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas, como o ocorrido em Blumenau. O programa segue a doutrina internacional e consolidada no país pela lei antiterrorismo de 2016, com o protocolo ‘Fugir, esconder ou lutar’. A ideia, a partir de agora, é capacitar os professores e demais funcionários das escolas do município”, explicou Arent.

“É muito importante que os profissionais estejam preparados para eventuais casos como este, por isso essa palestra foi tão importante. Queremos estender esse conhecimento aos demais profissionais da educação em breve, para que todos saibam reconhecer ameaças e saber como lidar com elas”, destaca a Secretária de Educação, Janea Possamai.

Ela ainda afirma que em breve, os pais também devem ser convidados para um encontro acerca da segurança escolar. “O cuidado e a prevenção podem e devem começar em casa. É importante essa união entre escola e pais, para que essa rede de proteção seja criada e novos casos como o de Blumenau sejam evitados. Logo, estaremos organizando um encontro de orientação às famílias, com profissionais capacitados, para que juntos possamos fazer a diferença e garantir uma maior segurança aos nossos estudantes”, completou Janea.