Testagem TR-antígeno de Covid -19 para toda a população

Neste mês de outubro, alusivo à Campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero, o Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma série de atividades.

No próximo dia (14) quinta-feira, das 9h às 12h, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, estarão na Praça Anita Garibaldi, fazendo uma série de atividades voltadas para a saúde da mulher como: aferição da glicemia, verificação da pressão, orientações da odontologia, antropometria, descarte correto das medicações e educação em saúde.

Já as entidades parceiras, estarão divulgando suas atividades e trabalhos alusivos ao Outubro Rosa.

Neste mesmo dia, no Centro Comunitário da Igreja Matriz, das 9h às 18h será realizado testagem TR-antígeno de Covid -19 para toda a população.

Exames clínicos e coletas

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas terças e quintas-feiras, terão horário estendido das 17h às 20h.

Durante todo o mês serão realizados exames clínicos das mamas, coleta de preventivo de colo de útero, consulta odontológica, solicitação de mamografias e realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C).

• Terças-feiras às UBS (bairros de Santana, Barro Preto, Bela Vista e Centro.)
  • Quintas-feiras às UBS: (bairros Bom Jesus, Estação, Rio América e Nova Itália)

“Devido a Pandemia, os exames preventivos serão agendados a cada 15 minutos para evitar aglomerações. Preferencialmente, no horário estendido, priorizamos as mulheres que trabalham no período diurno”, explica a secretária de saúde Ingrid Zanellato.