Agentes Comunitárias de Saúde passam por treinamento em Urussanga

Treinamentos e capacitações são comuns para as equipes de saúde do município de Urussanga. Nesta quarta-feira (29), foi a vez das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) se reunirem para aprender mais. Com a participação do responsável pelo sistema de informação utilizado na Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Abatti, as profissionais puderam entender pontos fundamentais da captação de dados para realizar o cadastramento das famílias e dos munícipes, bem como a importância da coleta dos dados a serem realizadas com qualidade.

“O intuito da ação foi instrumentalizar essas profissionais, fundamentais para assistir a população com excelência. O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre o cidadão e a equipe de saúde. São as nossas agentes que conhecem a dinâmica familiar, que interagem com as famílias e que, primeiramente, percebem os pontos frágeis do convívio familiar”, explica a secretária municipal de saúde, Ingrid Zanellato.

Vale destacar que toda a informação que é transmitida ao Ministério da Saúde inicia pelas mãos dos ACS, atores de grande importância para a Atenção Primária à Saúde. Os treinamentos serão realizados continuadamente durante o ano, pois educação permanente nos serviços de saúde são de fundamental importância para um trabalho de qualidade.