Oficina do Plano de Mobilidade Urbana

Na tarde de hoje(28), na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação,  teve início a oficina sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Urussanga.

 

Essa oficina dará base para o documento com as propostas e diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana, com apresentação da importância da mobilidade urbana e algumas situações já levantadas em diagnóstico realizado

 

No início dos trabalhos, o Diretor Executivo do Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC), Daniel Michels Spillere, deu boas-vindas aos presentes e ratificou a importância do Plano “este plano está sendo executado em quase todos os municípios que compõe a AMREC, e ele servira de parâmetro para as diretrizes da mobilidade urbana”, pontua Spillere.

 

Em seguida, o prefeito interino, Jair Nandi, enfatiza que esse plano será muito importante para avançarmos ainda mais no desenvolvimento econômico de nossa cidade: “nosso Município tem um vínculo com o desenvolvimento econômico, somos referência em geração de empregos nos últimos anos. Temos uma cidade empreendedora e esse plano vai nortear o crescimento socioeconômico de nossa cidade”, pontua Nandi

 

Posteriormente a representante da empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, de Concórdia, a arquiteta e urbanista, Fátima Maria Ferreira Franz coordenou as atividades da oficina.

 

No evento estavam presentes a secretária de Educação, Janea Possamai, o diretor de Turismo, Willian de Rezende, o Diretor de Cultura Nevton Portolotto, o Diretor Trânsito, Rafael Sales e a diretora de Planejamento Mariela Fabris Moraes

 

 

Plano de Mobilidade Urbana

O plano de Mobilidade Urbana é uma exigência da Lei Federal 12.587/2012, que trata da política nacional de mobilidade urbana. Em nossa região, os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) começam a entrar na fase final para conclusão dos Planos de Mobilidade Urbana.

 

O Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado via Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC). Foi aberto um processo de licitação, onde a empresa Alto Uruguai, de Concórdia, venceu a disputa para realizar os planos também nos municípios circunvizinhos a Urussanga.

 

Sendo assim, estão sendo realizados levantamentos das cidades, posteriormente elaborado o diagnóstico de cada município o qual apresenta os problemas atuais de mobilidade. Dentro do cronograma ocorrerá às oficinas para participação da população, registrando as demandas de suas comunidades.