Santa Missa em homenagem às vítimas do desastre de Vajont

Uma Santa Missa em homenagem às vítimas do desastre de Vajont, ocorrido nas cidades de Erto Casso e Longarone, na Itália, há 58 anos, foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição na manhã deste último sábado, (09/10) em Urussanga.

A cidade de Longarone, possui pacto de Gemellaggio com Urussanga, e nossa cidade uniu-se para lembrar dos irmãos italianos que sofreram uma grande tragédia em consequência do deslocamento das terras do Monte Toc dentro da represa do Vajont.

A Santa Missa foi celebrada em italiano pelo Pe. Vandermar Caminatti e entoado hinos, pelo Coral Santa Cecília. No final da missa, o prefeito interino, Jair Nandi, leu uma mensagem alusiva às vítimas, enviada à comunidade de Longarone.

Estiveram participando da missa, ex-prefeito, vereadores, diretores, secretários e munícipes.

Desastre de Vajont

Em 9 de outubro de 1963, durante o enchimento inicial, um deslizamento de terra causou um megatsunami no lago em que 50 milhões de metros cúbicos de água ultrapassaram a barragem em uma onda de 250 metros, levando à destruição completa de várias aldeias e cidades, e dizimando 1.917 pessoas.

Vajont é uma barragem desativada no norte da Itália. É uma das barragens mais altas do mundo, com uma altura de 262 metros. Ele está situado no vale do rio Vajont sob Monte Toc, no município de Erto Casso e Longarone, 100 quilômetros ao norte de Veneza.