Penso, logo destino: campanha da DMA e Cirsures recolherá pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos em Urussanga

A Prefeitura Municipal de Urussanga, através da Diretoria do Meio Ambiente (DMA), preparou para os dias 23 e 24 de setembro, uma campanha de coleta de pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos. Realizada com o apoio do Cirsures, pontos de arrecadação dos itens, estarão presentes nos bairros e no Centro da cidade. A ação faz parte de uma campanha do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), intitulada “Penso, logo destino”.

“Não para de crescer o volume de lixo, que nós, humanos, produzimos no dia a dia. Não obstante, há uma fração considerada tóxica por conter metais pesados, químicos reativos em sua composição. Por isso, essa campanha é de extrema importância, pois visa retirar do meio ambiente e de aterros, produtos que podem ser prejudiciais para o meio ambiente, e em uma cadeia de consequências, prejudicar também a vida da população”, explica o Diretor da DMA, Marcio Moreira.

A ação integra a política de Logística Reversa, que engloba todos os procedimentos de pós-venda ou pós-consumo que garantem o reaproveitamento ou o descarte correto dos resíduos de produtos utilizados pelos consumidores. “Outros itens integram a campanha de coleta e destinação correta dos materiais, mas nesta primeira etapa, serão recolhidos apenas lâmpadas, pilhas e eletroeletrônicos”, afirma Moreira.

Cronograma

A ação foi dividida em duas etapas. A primeira, na sexta-feira (23), contemplará pontos espalhados nos bairros, e contará com a entrega de materiais voltados ao tema. “Todas as escolas de Urussanga terão pontos de coleta, para que profissionais, estudantes e familiares, bem como a comunidade, possa já realizar o descarte desses lixos eletrônicos, pilhas e lâmpadas. Ao final do dia, a DMA, junto do Cirsures, passará recolhendo tudo, para dar a destinação correta. No mesmo dia, uma equipe estará na Praça Anita Garibaldi, recebendo os materiais e explicando sobre a campanha”, ressalta o diretor da DMA.

No sábado (24), a ação no Centro continua. “Além de tirar dúvidas e recolher os materiais, mudas de plantas nativas estarão sendo entregues para quem colaborar com a ação”, garante Moreira. Na sexta, os trabalhos na praça Anita Garibaldi, ocorrem das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Já no sábado, será das 8h30 às 12h. “Vá até um ponto, destine. Se livre do lixo indesejado e ajude o meio ambiente. A saúde e a natureza do futuro dependem das nossas ações no presente”, finaliza.

Por Ana Paula Nesi – Assessoria de Imprensa PMU